Utilizando a tecnologia para inovar e superar o momento de crise

Atualmente, é impossível negar a atual recessão pela qual o país está passando, afetando assim, todos os setores. A pandemia e a instabilidade política traz consigo a incerteza do futuro das empresas no país, o fechamento delas ou demissão de colaboradores, e consequentemente menos consumo e mais crises em outros setores. Com isso é o momento de repensar na forma de gerenciar nossas empresas a fim de driblar os reflexos desse momento e saindo vitorioso ao utilizar novas estratégias.

Nesse momento o setor de tecnologia da informação sai na frente e lança no mercado novas soluções para otimizar os processos de trabalho, melhorando a qualidade dos serviços e produtos por um custo, mesmo que a longo prazo, bem menor. E isso ocorre em todos os setores, cada dia que passa o uso crescente da tecnologia da informação se torna indispensável em momentos como esse, e não só como esse.

Enquanto uns advogam o aumento da produção, outros vão para o lado do incentivo ao consumo, mas o meio termo é melhor e por isso, através da automatização de processos, por exemplo, uma companhia pode se tornar mais competitiva e oferecer preços convidativos a seus clientes.

Basta uma rápida pesquisa para perceber que empresas como Itaú Unibanco, Netshoes entre outras, ao utilizarem um pouco mais da tecnologia, aprimoraram seus serviços e expandiram dentro do mercado na última década, sendo a Netshoes inclusive expandindo para fora do país.

Em um cenário em que muitas empresas estão defasadas no quesito tecnológico, muita das vezes por resistência da própria gestão, investir em software de gestão pode ter um real saldo de produtividade. Então, esse é o momento dos negócios iniciarem um novo ciclo e desenvolver seus diferenciais competitivos a fim de liderar seus nichos de mercado. Investir em tecnologia não é apenas backup e recuperação de dados, mesmo que esses benefícios já tenham consigo muita diferença. Mas esse investimento vai além e trata de prevenir falhas e evitar grandes prejuízos – que vão além de prejuízos financeiros – garantindo que aplicações e sistemas estejam sempre atualizados e operacionais, tornando o processo mais simples para o seu time de colaboradores, seus clientes e consequentemente para o retorno financeiro.

A hora de investir e se alavancar é agora! 

Deixar um comentário