PROCESSOS DE NEGÓCIO OTIMIZADOS COM SAP

Como funcionam os processos de negócio da sua empresa atualmente? Existem áreas para melhoria e otimização? Com o movimento de transformação digital que está acontecendo, todas as rotinas e estratégias de uma organização são afetadas – desde a gestão até a execução de processos.

Neste contexto, surge um grande aliado dos gestores e executivos: o ERP.

Na prática, qualquer sistema ERP é uma coleção de processos de negócios. Porém, o ERP SAP é único não apenas em sua capacidade de oferecer suporte a muitos tipos diferentes de processos de negócios, mas também em sua escalabilidade. Ambientes e condições de negócios em constante mudança podem exigir que as empresas criem ou modifiquem seus processos de negócios para gerar receita, reduzir custos e riscos ou manter a conformidade.

Os processos de negócios de uma empresa, criados intencionalmente ou não, devem ser documentados e gerenciados. E a melhor forma de colocar isso em prática é explorando o amplo conjunto de ferramentas que existem para gerir com precisão a forma como as empresas fazem negócio, oferecendo suporte de ponta a ponta e com as melhores práticas de mercado.

Quer entender como otimizar processos de negócio com o SAP? Então confira ao longo deste artigo.

Importância da otimização dos processos de negócio

A otimização dos processos de negócio com SAP gera grande valor para as organizações. Veja alguns dos principais benefícios:

  • Melhoria contínua. Com processos de negócio otimizados é possível criar uma estrutura e sistema de suporte para a melhoria contínua SAP. Com isso, o valor máximo pode ser extraído dos processos.
  • Desempenho. O exercício de otimização gera disciplina de processos e ações de negócios centradas em métricas – que promovem o desempenho organizacional e fornecem capacidade adicional para integração externa e alinhamento interno de negócios.
  • Vantagem competitiva. À medida que o processo se torna mais alinhado com a estratégia de negócios, o ciclo de execução dessa estratégia é encurtado, proporcionando melhores produtos, serviços e suporte ao cliente. Tudo isso cria uma vantagem competitiva quantificável.

Exemplo de processos otimizados com SAP

Para compreender isso melhor, vamos analisar o exemplo de uma empresa que vende produtos para seus clientes no atacado.

Em suma, um dos fluxo de processos dessa empresa funciona da seguinte forma:

  1. A empresa recebe pedidos de produtos do cliente atacadista.
  2. Os produtos são carregados no caminhão e entregues ao transportador para entrega.
  3. A empresa cobra do cliente e o cliente realiza o pagamento.
  4. A empresa paga ao transportador pelo serviço.

Quando todos esses processos são conduzidos manualmente ou de forma isolada, diversos profissionais de diversas áreas podem enfrentar problemas de comunicação ou situações de retrabalho – além da suscetibilidade a falhas humanas.

Usando os módulos SAP para otimizar os processos de negócio, é possível tornar a cadeia de atividades mais eficiente e lidar com situações imprevistas. Veja como isso funciona na prática:

  1. Quando a empresa recebe o pedido do cliente, um pedido de venda é criado no módulo SAP SD (Vendas e Distribuição).
  2. As mercadorias são entregues ao transportador e o status da entrega é rastreado. Além disso, é gerado um documento de entrega que é usado para rastrear a separação, embalagem e, finalmente, a saída de mercadorias.
  3. Depois que as mercadorias são retiradas da empresa, os documentos são lançados no SAP MM (Gestão de Materiais), o que garante que o estoque seja ajustado e o impacto financeiro também seja registrado no SAP FI (Contabilidade Financeira).
  4. Quando a empresa fatura o cliente, um documento de faturamento é gerado no SAP SD. Como a empresa espera dinheiro do cliente para venda, a receita é registrada. A fatura do cliente é lançada no SAP, que registra a receita e as contas a receber do cliente.
  5. Quando o cliente paga, o pagamento é registrado na fatura do cliente. O documento de pagamento é registrado no SAP FI, que compensa as contas a receber e ajusta o valor na conta bancária.
  6. Neste momento, a empresa ainda tem que pagar ao transportador pelos serviços. Portanto, um pedido de compra de serviço é criado no SAP MM que contém detalhes do contrato de serviço. Quando o fornecedor de transporte produz contas para a empresa, espera-se que a empresa pague, portanto, um documento é lançado no SAP FI que mostra as contas a pagar do fornecedor.
  7. Quando a empresa paga ao fornecedor, o pagamento do fornecedor é registrado na fatura do fornecedor. O documento de pagamento é registrado no SAP FI, que compensa contas a pagar e ajusta o valor na conta bancária.

Portanto, o ERP SAP está habilitando o processo de negócios, registrando e compartilhando dados e informações gerados em cada etapa de forma inteligente na empresa. Com processos otimizados, o SAP ajuda todos os departamentos (vendas, material e finanças) a coordenar e produzir o resultado desejado.

Etapas para otimização de processos de negócio

As etapas comumente envolvidas na otimização de processos de negócio são:

  • Identificação. Entenda completamente o negócio e seus processos atuais – identificando como as principais atividades são executadas.
  • Análise. Depois de obter os detalhes completos, faça uma análise comparativa e conduza um brainstorm com a equipe para obter insights sobre a melhor da execução dos processos usando as ferramentas SAP.
  • Implementação. Após identificar as necessidades de modificação, é possível fazer a implementação das ações necessárias em projetos SAP estratégicos – mobilizando a equipe de TI e diversos outros profissionais da empresa.
  • Monitoramento. Após a implementação completa, é hora de vigilância constante para as principais atividades que acontecem. Trata-se de um exercício para garantir uma melhoria contínua nos processos de negócio e monitoramento total de infraestrutura SAP.

Para colocar tudo isso em prática, a melhor solução é buscar profissionais com expertise na área. A LTS conta com um time de consultores capacitados em processos de negócios, pautados nas melhores práticas de mercado e acompanhando o dia a dia dos seus negócios. A partir disso, é possível fazer o mapeamento de processos para solução de causa raiz, identificação de pontos de melhoria e apuração para evolução dos processos externos de negócio que interferem no SAP.

via: https://ltsconsulting.com.br/

objetiva

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.