Impulsione o crescimento dos negócios com a evolução da tecnologia financeira

Um olhar sobre por que e como as finanças devem evoluir continuamente para impulsionar o crescimento.

Se o dinheiro é o sangue vital de uma organização, as finanças são seu coração – e esse coração está sempre correndo. Correndo para reavaliar custos, fluxo de caixa e liquidez; correndo para se adaptar ao trabalho remoto e híbrido; correndo para construir sustentabilidade em cada decisão; e, muito honestamente, correndo para ficar à frente da próxima rodada de incógnitas.

É verdade que estes desafios não caem todos nas finanças, mas as finanças estão e devem estar no centro dessas mudanças.

A melhoria contínua é o novo status quo.

Crescer, ou no mínimo acompanhar seus pares, não é algo que você possa fazer se fizer as coisas do jeito que sempre fez. Empresas bem sucedidas e sustentáveis incorporam adaptabilidade em seus processos, e flexibilidade em exigências outrora rígidas. Eles aprenderam que a mudança é a única maneira de avançar e que ajustes únicos nunca serão suficientes.

Como líderes financeiros, agora você está encarregado de transformar continuamente as funções financeiras, para que possa transformar continuamente sua empresa.

Tomemos algo tão fundamental como o ERP, por exemplo. Ele está lá, e funciona bem. Mas e se de alguma forma você tivesse uma solução ERP mais inteligente – uma que estivesse sempre ativa, sempre melhorando, sempre pronta para impulsionar inovações comerciais? E se seu ERP tivesse a capacidade de crescer conforme sua empresa crescia e fosse capaz de enfrentar novos problemas, definir novos modelos de negócios e adaptar-se a novos mercados em um instante?

E se você pudesse estar sempre melhorando – com a rapidez e a flexibilidade necessárias para fazer seu negócio avançar mais rapidamente?

Confiando na tecnologia para nos levar até lá.

Um whitepaper recente da SAP/Deloitte discute uma tendência que eles estão vendo no aproveitamento de tecnologias inteligentes para aumentar a produtividade e, como mencionado acima, a velocidade. Assim, você pode crescer tão rápido quanto lucrativamente.

De acordo com o documento, os líderes financeiros estão assumindo a liderança na implementação de novas ferramentas tecnológicas para todos os elementos da gestão financeira, para que possam reestruturar tudo, desde processos de trabalho em uma força de trabalho descentralizada, até a forma como lidam com a mudança de regulamentações, relações com fornecedores e padrões de viagens de negócios.

É a modernização de que muitos líderes financeiros têm falado, mas agora ela está aqui, e está ajudando as organizações a tornar os processos e fluxos de trabalho em tempo real uma realidade. Está criando infra-estruturas tecnológicas versáteis que podem se adaptar a praticamente qualquer desafio. E está fechando lacunas de dados e fluxo de trabalho ao reunir todas as funções financeiras críticas em um só lugar com uma experiência consistente.

É, em um sentido muito real, uma revolução financeira. Mas não é um negócio de um e de todos. A melhoria constante é o novo normal, e cada IA, aprendizagem de máquina, automação ou outra ferramenta que você pode usar para refinar continuamente seus processos é uma ferramenta que você quer em seu arsenal.

Você não quer simplesmente ser tão bom quanto era ontem e sim melhor.

Texto traduzido.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.