A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser associado a inteligência artificial e, mais ainda, as pequenas e médias empresas podem beneficiar-se dessas tecnologias?

Sim, o ERP não é diferente e a solução SAP Business One, software de gestão para as pequenas e médias empresas, oferece esse potencial: a tendência de interação entre o ERP com a inteligência artificial já é uma realidade. O software de gestão ficou mais intuitivo, trazendo análise de dados, integrando machine learning para o aprendizado a partir do comportamento dos usuários dos sistemas de gestão, e se adaptando e desenvolvendo novas habilidades. E, ainda, podendo conectar milhares de sensores em linhas de produção ou em serviços de campo. Com certeza esta integração traz mais valor às informações, principalmente para as empresas que apostam na expansão dos negócios.

Antigamente, um grande volume de dados era armazenado nos ERPs, sem que as empresas extraírem algum tipo de conhecimento que pudesse trazer valor ao negócio – ou vantagem competitiva. Na era digital este panorama mudou – e muito. As empresas que não souberem trabalhar estes dados a seu favor, perderão espaço. E a inteligência artificial chega com este objetivo – de trazer insights e visões estratégicas para as empresas, fazendo com que consigam estar um passo à frente no mercado.

Na era cognitiva, associar alguma inteligência aos sistemas legados será um desafio – e uma exigência para todas as empresas, não importando seu tamanho ou segmento de atuação. Percebemos isso ao ver que muitas corporações têm anunciado seus assistentes virtuais, capazes de conversar com o usuário final com linguajar bastante semelhante ao do homem, além de aprender com o comportamento do consumidor. É a tecnologia permeando os sistemas de gestão – e o atendimento direto ao usuário. É o futuro na nossa frente, tomando forma e se tornando realidade.

Inteligência artificial e machine learning – você já colocou estas duas tendências nos seus objetivos empresariais? Se a resposta for não, talvez seja hora de adotar a solução SAP Business One para otimizar todas essas tecnologias e alavancar os negócios.

Fonte: Blog Ramo

Luana L.

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Marketing&Branding | Vendas e Relacionamento com o cliente.

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ERP na Manufatura

ERP na Manufatura

Entenda como um sistema de gestão pode alavancar a indústria de manufatura.

Retomando a economia com a transformação digital

Retomando a economia com a transformação digital

 Apesar da previsão pessimista para a economia, em tese, os setores industriais com adoção dos processos de tecnologia digital e automação têm excelentes perspectivas de ganho. Os debates do setor já fazem parte de uma certeza: entidades que adiantaram o processo de transformação digital tiveram menos dificuldades para lidar com os desafios advindos com o […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.