8 principais tendências para segurança cibernética para os próximos anos

Por que a Segurança Cibernética é importante?

Primeiramente, empresas de vários setores, como energia, transporte, varejo e manufatura, usam sistemas digitais e conectividade de alta velocidade para fornecer um bom atendimento ao cliente e executar operações comerciais com bom custo-benefício. Assim como protegem seus ativos físicos, elas também devem proteger seus ativos digitais e defender seus sistemas contra acesso não intencional. Chamamos de ataque cibernético um evento intencional de violação e obtenção de acesso não autorizado a um sistema de computador, rede ou instalações conectadas. Um ataque cibernético bem-sucedido resulta em exposição, roubo, exclusão ou alteração de dados confidenciais.

Atualmente, segundo Gartner as recomendações para as líderes de segurança cibernéticas para aprimorar planejamento estratégico de empresas nos próximos anos, são:

Direitos de Privacidade
Soluções
Zero Trust
Monitoramento
Decisão de Negócio
Perigos do mundo real
Resiliência organizacional
Risco comercial

Recomenda-se então, que os líderes de segurança cibernética incluam essas premissas de planejamento estratégico de suas estratégias de segurança para os próximos dois anos. Até 2025, 60% das organizações usarão o risco de segurança cibernética, como um resultado, das preocupações dos consumidores e do que o risco de segurança cibernética. 30% das nações aprovarão legislações que regulam pagamentos, multas e negociações. é uma decisão de nível de negócios, e não de segurança. Todos os dados são contabilizados até 2025.

Mitigar ameaças da segurança cibernética em desenvolvimento 

Os ataques cibernéticos se desenvolvem à medida que as tecnologias mudam. Criminosos usam novas ferramentas e criam estratégias para acesso não autorizado ao sistema. Contudo, as organizações empregam e atualizam medidas de segurança cibernética para acompanhar essas novas tecnologias e ferramentas de ataque digital que se desenvolvem

Evitar ou reduzir o custo de violações 

Dessa forma, as organizações que implementam estratégias de segurança cibernética minimizam consequências indesejadas de ataques cibernéticos que podem afetar a reputação da empresa, a capacidade financeira, as operações comerciais e a confiança do cliente. Por exemplo, empresas ativam planos de recuperação de desastres para controlar possíveis invasões e minimizar a interrupção das operações comerciais. 

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.