Manufatura Digital

Manufatura digital nada mais é do que aplicar as tecnologias existentes dentro dos processos produtivos. Com esse processo, é possível aumentar o ciclo de vida dos produtos.

Basicamente, com a automação industrial e a inteligência artificial as novas soluções transformam a forma como os processos são executados. 

Aqui, vamos explicar como funcionam esses modelos de novas tecnologias e se integrar no assunto.

Características da manufatura digital

Diretamente ligada com a indústria 4.0, a manufatura digital se dá por meio de algumas características predominantes, como: 

Conexão de informações

Com o fluxo de informações chegando em tempo real, fica mais fácil para que os gestores tomem decisões, da mesma forma, é mais simples a troca de informações entre as máquinas.

Inteligência artificial

Acima de tudo com o uso da AI, fica mais fácil análises mais completas e acertadas, além de fornecer possíveis erros armazenados e combinados com outras situações, reforçando assim a importância da manutenção preditiva, assim nada mais é do que manutenções periódicas de equipamentos e não mais apenas quando esses dão algum tipo de defeito.

Automação

Aqui temos as tecnologias associadas, que promovem uma maior produtividade, mantendo tanto a segurança quanto a qualidade dos processos.

Quais são as novas tecnologias e aplicações delas?

– Computação em nuvem;

– Internet das coisas industrial;

– Big Data;

– AI e Machine Learning;

– BI, entre outros.

E quais os principais benefícios que isso trará para as indústrias?

Passando pelo processo de reunir informações desde a parte dos produtos, recursos e apresentá-las de forma eficiente e ágil, podemos ainda citar, a otimização desses processos, a redução dos riscos, do retrabalho e manutenção dos equipamentos mais eficazes, que garante a manutenção preditiva e reduz os riscos de danificar os equipamentos, transformando os dados em tomadas de decisões ágeis e eficazes dos gestores e amenizando o desperdício de tempo, mão de obra e materiais.

Com a tecnologia, um bom treinamento de equipes e a capacitação da liderança, sua empresa com certeza se transformará em uma referência na utilização de manufatura digital.

Luana L.

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Marketing&Branding | Vendas e Relacionamento com o cliente.

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.