Um sistema de gestão empresarial vai aumentar a produtividade da empresa e tornar o processo do dia-dia mais eficaz, impactando positivamente e forma como o processo do trabalho é conduzido, tornando-o mais rápido e fácil, além disso ele gera a capacidade de automação comercial, cortando etapas e reduzindo o uso de recursos desnecessários.
De forma geral, é simples: Trata-se de facilitar todo o processo com os colaboradores e relatórios mais precisos, interligando os departamentos da empresa, oferecendo um produto final melhor sem perda de informação.
Confira algumas vantagens da utilização do ERP:
Redução do uso do papel
Uma das grandes vantagens é reduzir o consumo do papel, já que seus funcionários vão poder criar, manter, imprimir, entre outras atividades utilizando apenas o sistema de gerenciamento. Além de aumentar a produtividade e reduzir custos é mais sustentável para o meio ambiente
Sendo assim, um documento que passa por todos os setores da empresa, pode ficar disponíveis na plataforma online para que seja possível que qualquer colaborador tenha acesso dele em tempo integral.
Fim do retrabalho
Depois que um cliente for cadastrado, ele estará disponível em todo o sistema interno da empresa, não precisando começar do zero cada vez que um setor precisar das informações do mesmo.
Por exemplo:
Vamos supor que o setor de marketing precisa de ter acesso aos dados do cliente. Com esse sistema integrado, ele já terá acesso a rede, evitando cadastro duplicados e trabalhos desnecessários.
Decisões com embasamento
Sempre que os dados são editados, há a possibilidade de você consultar duplicatas, com variações dependendo de quem os puxou, de onde foram retirados, quantas fontes havia e como eles foram mesclados.
Isso requer muito tempo e esforço, aumenta significativamente sua margem de erro e pode levar você a tomar decisões erradas.
O ERP e as ferramentas de relatórios corretas funcionam juntos para que você possa extrair as informações que precisa diretamente da fonte. Ou seja, menos tempo gasto e menores possibilidades de erros. Em outras palavras: mais produtividade!
Departamentos integrados
Quando as aplicações não se integram intuitivamente, perde-se muito tempo e, por vezes, novos problemas surgem.
O sistema de gestão empresarial contribui, nesse contexto, para que todas as diferentes equipes atuem de forma integrada para atingir os objetivos estratégicos da empresa, causando um impacto positivo em seus resultados.