Qual a necessidade de um software de gestão?

Qual a necessidade de um software de gestão?

Em suma, a principal função de um software de gestão é aprimorar as atividades de uma empresa, auxiliando no controle sobre os processos de planejamento e organização. Como ele faz isso? Com integração de dados, automatização de alguns processos, controle de informações, visão em tempo real do seu negócio, relatórios de desenvolvimento, gestão de custos e etc.

Um software não é como um programa de computador ou um aplicativo básico de um smartphone, em que basta instalar e começar a usar. Em primeiro lugar, depois da aquisição, deve-se configurá-lo de acordo com a necessidade do seu negócio. Em segundo, treinar os funcionários da empresa, entre outros. Dependendo do tipo da sua necessidade, o software não virá pronto para atender cada especificidade de sua organização. Nesse caso, a empresa responsável pelo desenvolvimento do software fica responsável por criar módulos que atendem essas especificidades.

Em resumo, é como se o software fosse crescendo e se moldando à medida em que surgem novas demandas, novas perspectivas de desenvolvimento. Nós da Objetiva somos um exemplo, trabalhamos criando e desenvolvendo softwares que atendem necessidades específicas para cada empresa. Tudo isso facilita o cumprimento de normas e a visibilidade de informações precisas sobre o seu negócio e o atual cenário em que ele se encaixa. Dessa forma, o software cresce junto com a empresa e se desenvolve à medida em que novas demandas do mercado e tendências surgem.

Vale ressaltar que automatizar certos processos de gestão poupa tempo e dinheiro para a organização, o que é muito útil, uma vez que a empresa poderá focar seus esforços em outros aspectos importantes de seu negócio. Entretanto, para escolher um sistema de gestão, é preciso considerar certos pontos, é necessário de que uma análise seja feita para ver se o software atenderá às necessidades da sua empresa.

Aqui na Objetiva, por exemplo, fazemos uma espécie de triagem, em que observamos a aderência do produto na organização e avaliamos a condição de negociação. Se após esse processo, avaliarmos de forma positiva a eficácia do produto na organização, apresentamos a proposta comercial e fechamos o negócio.

Existem no mercado softwares de gestão básicos, até completos, muito bem elogiados, mas que não atendem sua necessidade. Como dito anteriormente, um software integra melhor as informações de todas as áreas da sua empresa e ajuda a aprimorar o seu negócio, mas só isto não será útil se, por exemplo, você precisar de um software para gestão de associados. Se precisa de um software que organize informações de cada associado, que melhore a comunicação da empresa com eles, procure um que atenda a essa necessidade.

E na escolha do melhor software para sua organização, avalie também outros aspectos importantes, como a segurança sobre o controle de informações da sua empresa. É sempre aconselhável verificar como a armazenagem de informações será feita. Quer saber mais como isso funciona? Leia o nosso artigo sobre como investir em segurança de informações.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

Deixar um comentário