Como investir em segurança de informações?

Como investir em segurança de informações?

Quando ouve-se falar de segurança na internet é quase automático pensar sobre as precauções, que devem ser tomadas, contra ataques cibernéticos.

Na verdade, discutir sobre segurança de dados estimula a pensar sobre elaboração de métodos, técnicas e procedimentos que têm como objetivo detectar e eliminar vulnerabilidades de informações e de equipamentos. Entretanto, como proceder em casos em que há uma quantidade enorme de informações ou mesmo a utilização de múltiplos equipamentos, como no caso de empresas?

Métodos tradicionais de armazenamento de dados contam com um suporte físico para guardar informações, muitas vezes importantes, para as empresas – como no caso de dispositivos físicos como HDs, pen drives, etc. Entretanto, esses suportes são vulneráveis e podem ser facilmente acessados ou perdidos, não garantem uma total segurança de informações, além de demandarem gastos com infraestrutura de TI e softwares de proteção. Porém, atualmente esses suportes podem ser substituídos pela tecnologia em nuvem.

A tecnologia em nuvem permite o acesso a arquivos e execução de processos por qualquer dispositivo conectado à internet. Assim, a tecnologia garante total disponibilidade dos arquivos e informações armazenadas, aprimorando a comunicação e auxiliando na tomada de decisões. Logicamente, a solução também contribui para a redução de custos, uma vez que não haverá mais a necessidade de investir em um ambiente interno, suportes físicos, aquisições de software e etc. Mas, e em relação a segurança?

A tecnologia de armazenamento em nuvem oferece muito mais segurança do que os meios tradicionais. Os dados ficam protegidos por várias etapas de segurança de um datacenter, que adotam as medidas mais rigorosas de Segurança da Informação, desenvolvidas por grandes especialistas do mercado. Em comparação, é como trazer um serviço do nível de grandes corporações para as PMEs.

Por fim, para migrar com segurança para o armazenamento na nuvem, é fundamental entrar em contato com profissionais que entendem sobre o assunto para uma melhor orientação do seu negócio. Está pensando nisso? O nosso conteúdo contribuiu para essa decisão? Entre em contato conosco, deixe suas dúvidas e se desejar podemos marcar uma reunião. Estamos dispostos para te atender sempre que precisar.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

objetiva

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

A inteligência artificial chegou ao ERP

A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser […]

Retomando a economia com a transformação digital

Retomando a economia com a transformação digital

 Apesar da previsão pessimista para a economia, em tese, os setores industriais com adoção dos processos de tecnologia digital e automação têm excelentes perspectivas de ganho. Os debates do setor já fazem parte de uma certeza: entidades que adiantaram o processo de transformação digital tiveram menos dificuldades para lidar com os desafios advindos com o […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.