Manufatura avançada

Na prática, uma indústria que usa a manufatura avançada tem linhas de montagens capazes e possuem o mínimo de interação humana. Tanto as linhas de montagem, como os produtos trocam informações, realizando o trabalho de maneira autônoma. A princípio, os sistemas trocam informações inclusive sobre compras e estoque, indicando quando um material está acabando para que a reposição seja feita. Em seguida, os sensores detectam e enviam a informação para a cadeia de fornecimento, que entrega os materiais sob demanda.

Como a funciona?

O cruzamento de dados presente na indústria 4.0 possibilita automatizar e trazer certa independência ao período produtivo, que se inicia com o pedido de compra aos fornecedores, passando pela produção e distribuição.

Entre os fatores que permitem esse estágio de autonomia na indústria, encontram-se o enorme avanço dos sistemas operacionais, representados pela computação cognitiva, por exemplo, e as melhorias que essas interfaces de software-usuário.

Outros pontos é que vamos ter a possibilidade de digitalizar a informação, capaz de simular protótipos de produtos, testando sua eficácia anteriormente da aplicação de materiais; a partir da concepção dos produtos, passando por testes com materiais, além da organização da linha de produção e estoques, preparando cada setor para receber insumos e iniciar uma nova fase no momento certo.

Tecnologias utilizadas na manufatura avançada

  • Inteligência artificial;
  • Robótica colaborativa;
  • Cloud computing;
  • Transportes autônomos;
  • Big data;
  • Crowdsourcing;
  • Nanotecnologia,
  • Internet das coisas.

Introduzir e utilizar o conceito de manufatura avançada é uma ação estratégica que traz benefícios e eleva o nível de excelência e competitividade no mercado atual. Mas, para que isso aconteça, é necessário contar com equipamentos tecnológicos e softwares que ajudem na organização e automação de processos, e para isso podemos utilizar o ERP.

Quer saber mais como um sistema de ERP pode mudar o processo produtivo da sua empresa hoje mesmo?

Fale com a gente.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.