Primeiramente, o sistema de gestão é um software desenvolvido para gerenciar recursos, tarefas, processos e outras atividades, capaz de integrar os departamentos e as operações da empresa.
Divisão da gestão financeira:
Planejamento e processos organizacionais
Os softwares de Business Process Management (BPM) – Gerenciamento de Processos de Negócios, em português – são direcionados para o planejamento e a execução empresarial. Assim, eles são voltados para conhecer as rotinas e os processos da empresa e enxergar melhor o fluxo de trabalho.
Gestão dos recursos
O ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento de Recursos da Empresa), mais conhecido como Sistema de Gestão Integrado. Funciona através de módulos, no qual cada módulo corresponde a um setor ou área estratégica da empresa.
Por meio do ERP, o gestor consegue ter uma visão ampla de todo o seu negócio. Dessa forma, entendendo como funciona cada departamento, os custos, atividades e assim por diante. Assim, em vez de cada setor usar sua própria ferramenta de gestão, todos usam o mesmo sistema, favorecendo a integração e a troca de dados e informações.
Um software de ERP completo consegue incorporar diversas funcionalidades, como gerenciamento de processos, gestão de projetos, relacionamento com clientes e fornecedores e Business Intelligence (BI).
Relacionamento com os clientes
A ferramenta conhecida como CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), para registrar e organizar cada contato dos clientes e dos potenciais clientes com a empresa.
Atualmente, com um CRM, a empresa reúne o máximo de informações para ser usada de forma estratégica na atração, conversão e retenção de clientes; Dados coletados por meio de cadastros, interações com canais e profissionais da empresa e históricos de pagamentos são as formas de alimentar o sistema.
Comunicação de times
As plataformas de comunicação tornam o acompanhamento e a execução de projetos e atividades mais ágeis. Em tempo de trabalho remoto, um sistema para gerir a equipe torna a comunicação entre os colaboradores mais prática e alinha o time em torno dos mesmos objetivos.
As ferramentas de comunicação empresarial contam com espaços de trabalhos (workspaces) para estruturar e compartilhar tarefas e funcionam ao mesmo tempo como canal de comunicação. Em suma, troca de arquivos e discussão para tomadas de decisões mais rápidas.