Como pode o ERP para pequenas empresas contribuir para a otimização das empresas?

Entre os principais benefícios do ERP para pequenas empresas que têm o potencial de maximizar a produtividade empresarial, podemos citar os seguintes:

1. Aumenta a eficiência e produtividade das operações com o ERP para pequenas empresas  

Em primeiro lugar, o ERP permite a visualização de cada área da sua organização, desde a interação com o comprador, até ao histórico de compras, exemplificando, pedindo informações e outros dados que facilitam o serviço e o tornam mais transparente. Isto inclui também pontos de operações financeiras e fiscais, o que aumenta a eficácia e a transparência da gestão da organização. A propósito, a investigação da McKinsey mostra que a automatização pode maximizar a produtividade em 14% ao ano. 

2.  Maximizar o controlo do inventário

 Em segundo lugar, outro benefício do ERP para pequenas empresas é a facilidade de controlo de inventário que proporciona. Compreendemos que os erros neste ambiente têm o potencial de abalar todo o fluxo logístico das empresas e influenciar não só a imagem da organização, mas também as suas parcerias com as partes interessadas (clientes, fornecedores e empregados).

Consequentemente, o sistema de gestão permite que a informação seja reconhecida e simplifica futuras actualizações.

3. Possibilita uma tomada de decisão mais estratégica

O sistema de gestão tem ferramentas inovadoras e abrangentes que lhe permitem visualizar de forma holística toda a sua operação e manter um registo das suas métricas estratégicas de negócio.

Isto significa que os gestores têm a capacidade de fazer escolhas mais eficazes, baseadas em dados.

No entanto, os estrangulamentos são facilmente detectados, o que também simplifica a implementação de medidas corretivas rápidas.

4. Segurança e conformidade

Finalmente, ao adoptar o ERP para pequenas empresas, as empresas conseguem uma normalização total das operações, tornando os fluxos de trabalho mais visíveis e a informação mais transparente.

Com toda certeza, este processo também promove o cumprimento e a governação empresarial, o que aumenta a estabilidade da informação e permite o cumprimento da Lei Geral de Custódia de Dados (GDPR), minimizando os perigos de sanções legais para a sua organização.

(Fonte: Blog Ramo Sistemas)

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.