Como a automação de processos industriais supera crises e gera ganhos para as empresas?

A automação de processos industriais é uma importante aliada para indústrias que almejam otimizar a produção, acertar os prazos de entrega, aumentar as vendas e obter mais assertividade nas operações.

A expectativa da consultoria ABI Research é que 4 milhões de robôs e máquinas estejam em operação em mais de 50 mil armazéns no mundo até 2025, e as indústrias brasileiras estão seguindo esses passos com um crescimento de 4% no nível de automação entre 2018 e 2019.

Entre as empresas que já adotaram até três tecnologias integradas aos processos industriais, assim também 54% já registram lucro igual ou superior aos identificados no período pré-pandemia.

O que é e como funciona a automação de processos industriais?

A automação de processos industriais consiste na implementação de softwares e hardwares com o objetivo de tornar as tarefas, que não demandam a interferência da mão de obra humana para sua realização, automatizadas.

Afinal, o crescimento da automação na indústria baseia-se em duas vertentes:

  • Substituição do trabalho manual do operador em tarefas repetitivas ou de maior dificuldade, aplicando diferentes tecnologias; 
  • Melhora da qualidade do serviço ou do produto final, com redução dos custos operacionais.

Em síntese, a automação de processos industriais permite que uma máquina, integrando hardware e software, execute tarefas repetitivas com um elevado grau de precisão definido pela programação do sistema. Com a automação, é possível que os profissionais, que até então ficavam presos às atividades repetitivas, possam ser direcionados para processos mais estratégicos e criativos, mais alinhados à capacidade humana de criar e inovar.

Quais as aplicações da automação na rotina da indústria?

As aplicações da automação de processos industriais são direcionadas tanto aos ganhos de produtividade no chão de fábrica, quanto aos processos gerenciais. Alguns usos da solução incluem:

  • reduzir os ciclos de produção por meio da repetitividade dos processos automatizados;
  • minimizar riscos de acidentes nas indústrias por meio de fluxos que aumentem a segurança dos operadores e reduzam situações perigosas na produção;
  • controle automatizado do estoque de matéria-prima e mercadorias, evitando desabastecimentos que comprometam a operação;
  • uso de sensores para identificar alterações qualitativas ou quantitativas no processo industrial;

Como a Objetiva Solução pode te ajudar?

Para adotar a automação de processos industriais é essencial que sejam feitos investimentos estratégicos pelos líderes e gestores das empresas. Da mesma forma, deve-se avaliar tanto a implementação de novos hardwares quanto dos softwares.

Um dos investimentos fundamentais à automação na indústria é o sistema ERP, que permite integrar as informações e processos dos diferentes departamentos, proporcionando mais assertividade, eficiência, clareza e qualidade.

O SAP Business One, disponibilizado pela Objetiva Solução, é um sistema ERP desenvolvido considerando as demandas do setor industrial e que permite automatizar processos de forma integrada em diversos setores da empresa, como estoque, linha de produção, vendas, compras, financeiro, cliente, entre outros.

Quer saber mais sobre o SAP Business One? Conheça a solução aqui!

Fonte

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.