A transformação digital na economia

O setor de TI provou ser um mercado promissor mesmo com a retração da economia, permitindo o trabalho remoto, metodologias ágeis e oferta em cloud que facilitaram a continuidade dos negócios. A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e promoveu um abalo sem antecedentes em vários setores da economia. Por outro lado, também fortaleceu a importância da transformação digital, que além de contribuir para achatar a curva da recessão. Dessa forma, se mostrou mais do que nunca que as organizações precisam pensar em processos digitais para ter resiliência nos negócios.

Importância mais evidente

O mercado fala de inteligência de dados há um bom tempo, mas a sua importância ficou evidente com a pandemia. Neste cenário, o ERP foi essencial para que as organizações tivessem o controle de suas operações e otimizassem os processos da cadeia produtiva. A inteligência de dados acelera o processamento. Além disso, pode efetuar conciliações de fechamento fiscal, manter o controle do o fluxo de caixa e de estoque e em uma base unificada. Isso sem comprometer as operações diárias, contribuiu para a proteção e geração dos empregos e a sustentação da economia nos diferentes setores da indústria.

A possibilidade da utilização correta dos dados empresariais sócios a capacidade de análises em tempo real, definiram modelos de negócios mais capazes. Além disso, otimizaram os resultados e a produtividade. As organizações que entenderam esses processos saíram na frente e se organizaram melhor para continuidade dos negócios na quarentena. Por outro lado, os gestores que ainda não tinham adotado a transformação digital em suas operações. Eles entenderam a sua importância dentro dessa e de mais variadas situações. É um mercado enormemente promissor e que tem muito a ser explorado, principalmente em momento de retração da economia. Não é estratégico que as organizações corram o risco de parar as operações e, para que isso não aconteça, é importante a transformação digital.

E a sua empresa? Está preparada para a transformação digital?

Fonte: Ramo.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.