A importância do relacionamento com o cliente na era digital

(fonte: Tecnicon

Primeiramente, a tecnologia e a internet desempenham um papel de destaque na forma como nos relacionamos, tanto no ambiente pessoal quanto profissional com nossos clientes.

Desse modo, o relacionamento com o cliente torna-se um elemento-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Continue a leitura para entender a importância da construção desse relacionamento com o cliente na era digital e como as empresas podem aproveitar as ferramentas disponíveis para cultivar conexões duradouras com seus clientes.

Aumento da acessibilidade e conveniência

Principalmente, os clientes podem interagir com as empresas a qualquer momento, de qualquer lugar e de diferentes canais digitais. Bem como, isso oferece conveniência e agilidade no atendimento e na resolução de problemas;

  • Personalização e segmentação: com a coleta e análise de dados, as empresas conhecem melhor seus clientes, criam experiências cada dia mais personalizadas e podem recomendar produtos/serviços baseados em suas preferências e necessidades;
  • Ampliação do alcance e da visibilidade: a internet permite que as empresas alcancem um público global, independentemente da localização geográfica. Isso amplia o potencial de promover a marca e expandir sua participação no mercado;
  • Feedback e engajamento instantâneos: definitivamente, os feedbacks publicados em avaliações online, comentários em redes sociais e outros canais digitais permitem uma comunicação direta e rápida entre a empresa e o cliente;
  • O comportamento do consumidor no digital

Antes de mais nada, a transformação digital influenciou o comportamento dos consumidores e é preciso levar em consideração alguns aspectos para manter um relacionamento dinâmico e humano:

Pesquisa, e exigência de experiência personalizada

  • Pesquisa e comparação de produtos/serviços: os consumidores têm acesso a uma variedade de informações online, o que possibilita pesquisar e comparar produtos, preços, avaliações e opiniões de outros clientes antes de tomar uma decisão de compra;
  • Exigência de experiências personalizadas: os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a personalização de experiências, começando pela recomendação de produtos/serviços com base em seus interesses e histórico de compras, até comunicações direcionadas e relevantes. Em síntese, as empresas que conseguem personalizar suas ofertas e comunicações têm uma vantagem competitiva ao fornecer experiências mais relevantes e satisfatórias.
  • Engajamento nas redes sociais: as redes sociais estão presentes na vida dos consumidores. Essas plataformas são usadas para que possam se conectar com outras pessoas, compartilhar opiniões e descobrir novos produtos/serviços. Os consumidores esperam que as empresas estejam presentes nas redes para responder perguntas, oferecer suporte e publicar conteúdos relevantes para o mercado. 
  • Confiança e transparência: desde que, a transparência e confiança ganharam destaque na era digital, especialmente, especialmente com o crescimento do compartilhamento de dados sensíveis. A transparência em relação a práticas comerciais, políticas de privacidade e tratamento de dados é essencial para estabelecer confiança com os consumidores.

Sendo assim, os benefícios de manter um relacionamento próximo com o cliente é poder estar em constante evolução como empresa e equipe!

Aqui na Objetiva Solução possuímos o setor de CX (Customer Experience) para mantermos um monitoramento constante com aqueles que nos fazem crescer sempre: nossos clientes. Por meio de pesquisas e indicadores de performance.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

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