4 regras de ouro de negociação para a área comercial da sua indústria

(fonte: a voz da Indústria)

Para indústrias, ter uma equipe comercial bem treinada é fundamental. Quando capacitada, essa equipe é capaz de rapidamente identificar problemas e fornecer soluções eficazes. 

Conheça as 4 regras de ouro para quem quer entender como se preparar e negociar bem no ambiente B2B Industrial. 

1. Sempre inicie as negociações 

A indústria deve sempre iniciar o processo, porque quem controla a pré-negociação tende a controlar onde elas acabam. 

2. Negocie sempre por escrito 

Muitos profissionais discutem e se debruçam sobre os termos de um acordo ou contrato, sem nunca se comprometerem a assinar um acordo por escrito. Este é um erro. Desde o primeiro momento em que você fizer uma proposta, deixe claro que ela se refere a um documento que está sendo criado na frente do cliente. Ele inclui todos os pontos do acordo e se torna real para o cliente em potencial”. 

3. Mantenha-se frio 

A mesa de negociação pode estar carregada de agendas, egos, emoções e prioridades. Grandes negociadores sabem como ficar frios e tranquilos, fornecendo soluções e permanecendo na liderança.

Quando as pessoas ao seu redor estiverem exaltadas ou emocionadas demais, fique frio. Mantenha-se calmo e use a lógica como técnica para negociar e fechar o melhor acordo para garantir a venda”, recomenda o especialista.

4. Se planeje e se prepare com antecedência 

Como todo processo, a negociação tem um princípio, que envolve o planejamento e a preparação. Planejar é essencial em todas as atividades humanas, e na negociação é vital para que se alcance o sucesso. 

Diante disso, Rodrigo Portes indica que é preciso estabelecer, com o máximo de antecedência, os objetivos ideais e os reais. 

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.