A Objetiva Solução agora é certificada pela Great Place to Work

Primeiramente, é com muito orgulho que apresentamos nosso novo certificado “Great Place To Work”. Nós que sempre estamos nos preocupamos com o ambiente corporativo queremos trabalhar ainda mais para desenvolver nossa empresa para receber nossos colaboradores, criando um clima organizacional de respeito e diversidade.

Qual a importância desse selo?

O que é o Great Place to Work?

Certamente, a Great Place to Work (GPTW) é uma empresa global que realiza consultorias para organizações que buscam melhores resultados e que entendem que colocar o fator humano no centro da sua estratégia de negócio é o melhor caminho para isso., sendo assim, o foco está na cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Qual é a tradução de Great Place to Work?

Criada por estadunidenses, o nome da empresa, em português, significa “ótimo lugar para trabalhar”.  

Certificação GPTW

O nome da empresa é o mesmo nome dado para o seu Programa de Certificação anual. As organizações que passam pela consultoria e atingem os níveis estabelecidos pela GPTW recebem um selo de qualidade. Esse selo, cada vez mais buscado e bem visto pelo mercado corporativo e seus profissionais, é a indicação da certificação. 

Ranking GPTW

Além dela, a GPTW também realiza, em 106 países, os conhecidos rankings anuais Great Place to Work. 

No Brasil, as empresas são classificadas em cerca de 40 rankings, indicando os melhores locais para trabalhar nas categorias nacional, regional, estadual, setor (agronegócios, TI, hotelaria etc) e temática (melhores empresas para mulheres, PCDs, LGBTQI+ etc).

O que é uma empresa GPTW?

De acordo com a cashme.com, a organização que recebe a certificação é chamada, então, de uma “empresa Great Place to Work”. 

Isso significa que seus funcionários admiram e reconhecem positivamente o clima organizacional, a autonomia, a remuneração, a transparência, a imparcialidade, credibilidade e outros fatores promovidos (e de responsabilidade) pela empresa. Quem trabalha ali está orgulhoso da organização e de sua cultura organizacional.

Como funciona a certificação Great Place to Work?

Para chegar a essa conclusão e avaliar se a empresa atende os requisitos necessários, a GPTW disponibiliza um questionário online, chamado de Trust index ou pesquisa de clima organizacional. O objetivo é fazer um diagnóstico do clima organizacional a partir do que os funcionários dizem sobre a empresa. 

Questionário e relatório

Depois do questionário, é gerado um relatório com o resultado da análise do clima. Ele aponta como os funcionários veem a empresa, pontos fortes e pontos fracos, indicando o que pode ser ajustado. A ideia é que, mesmo com um resultado positivo, ele seja usado como um instrumento de melhoria contínua, que dará suporte às tomadas de decisão. 

Para receber o selo, é preciso atingir 70% ou mais na média de satisfação em relação a essas dimensões. 

A Great Place To Work não divulga publicamente sua metodologia ou o questionário, ambos estão protegidos por leis de direitos autorais, mas, ela informa que as perguntas são baseadas em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Qual é a importância de ter a certificação GPTW?

O ponto mais importante de obter a certificação é, talvez, saber que sua empresa está caminhando na direção certa. Um ambiente onde, pelo menos, 70% dos integrantes se orgulham e se sentem bem no lugar onde estão é, com certeza, uma boa indicação do seu desempenho. 

Diagnosticar melhorias e fazer benchmarking

A GPTW também faz um benchmarking, analisando o desempenho da sua empresa em relação a outras do setor. No mais, o relatório pós-pesquisa irá apontar pontos fortes e pontos que a empresa pode melhorar, embasando a tomada de decisão e facilitando estabelecer estratégias junto às equipes e ações do setor de recursos humanos.  

Reter talentos

A certificação também é uma forma de reter talentos – constantemente, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas hoje em dia. Seja por ofertas salariais ou posições mais altas, o fluxo constante de funcionários não é bom para a imagem da empresa e, muito menos, para o andamento dos projetos. 

No entanto, investir no clima organizacional é uma forma de criar um valor não-monetizável. Dessa forma, saber que a empresa coloca o fator humano no centro da sua estratégia e não enxerga ações voltadas aos funcionários como “gastos supérfluos”, mas investimento, será considerado pelos funcionários ao receberem outras propostas de trabalho. 

Atrair talentos

Um bom clima organizacional retém, mas também atrai talentos. Entretanto, passamos a maior parte das horas do dia envolvidos com a vida profissional. Um ambiente de trabalho reconhecido por sua excelência é o lugar onde vamos querer passar essas horas. 

Inegavelmente, que Empresas com o selo Great Place to Work são os alvos mais mirados por profissionais e, com toda certeza, seus processos seletivos recebem um alto volume de candidaturas. Com isso, a chance de ser procurado pelos melhores talentos da área é aumentado; Ou seja, a certificação é um bom marketing para a empresa.   

Melhorar resultados da empresa

Antes de mais nada, melhoria no clima organizacional afeta, diretamente, as condições de trabalho, aumentando a produtividade e entrega dos funcionários. Se você está preocupado em como fazer a empresa crescer, esse é um ponto importante.

Sendo assim, em seu site a GPTW diz que as “melhores empresas para trabalhar têm ações 3 vezes mais rentáveis que o Ibovespa”. Segundo ela, os funcionários desses locais conseguem gerar “61% mais de riqueza per capita para suas organizações, que faturam até 11 vezes mais que a média do seu setor de atuação”.

Concorrer ao ranking GPTW

Por fim, receber a certificação permite que você entre para a disputa de empresas que concorrem aos rankings da Great Place to Work Brasil. Neste sentido, ter o selo é um requisito obrigatório para poder se inscrever.

Dessa forma, ter a certificação Great Place to Work indica que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar. Aumenta a chance de serem buscadas as organizações com esse selo conforme a frequência, e decerto, é aumentada a chance de ter os melhores profissionais em seus recrutamentos. Em síntese, empresas que recebem a certificação tendem a aumentar sua produtividade, lucros e, enfim, valor de mercado.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

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