A manutenção preventiva, visa evitar contratempos relacionados a qualquer tipo de falha com relação aos equipamentos. A ideia é não precisar realizar consertos, e sim evitar que os mesmos ocorram e possam gerar perda de produção/tempo e consequentemente dinheiro.
1. Manutenção preventiva
Consiste na prática de manutenções programadas enquanto os equipamentos ainda estão funcionando, para que assim permaneçam.
Com a manutenção preventiva a redução de falhas ou degradação irá garantir um maior tempo de vida útil ao equipamento, evitando perda de performance e desgastes prematuros.
2. Importância da manutenção preventiva
Diferente da manutenção corretiva, é possível programar esse procedimento, controlando as atividades da empresa e controlando quais recursos são necessários para realizar essa operação.
Com tudo isso, consegue-se ter noção de custos e estoque para que não sobrem equipamentos.
3. Vantagens da manutenção preventiva
• Custo da manutenção preventiva é menor quando comparado às intervenções corretivas.
• Evita quebras inesperadas que consequentemente vão atrapalhar o processo de produção da empresa.
• Quebra de equipamento impede o seu uso, logo, um equipamento parado evita paralização na produção e redução nos lucros.
4. Confiabilidade no seu processo de produção
Com o pleno funcionamento de equipamentos, as intervenções programadas não vão afetar ou impactar a operação da empresa. Obviamente podem ocorrer quebras, mas a confiabilidade do equipamento será muito maior.
Para auxiliar no processo de manutenção de equipamentos a Objetiva desenvolveu o Add-on para SAP Business One chamado MaintenanceOne que vem com várias funções que vão otimizar esse processo de forma rápida e inteligente.
Quer saber mais sobre esses e outros Add-on’s para SAP Business One? Entre em contato com a gente!