Os 5 segredos para melhorar a comunicação interna

Um dos grandes pontos de sucesso de uma empresa é a comunicação interna. Não adianta os processos estarem integrados se sua equipe não consegue trabalhar alinhada nas informações, estando assim também integrada. Por isso, separamos aqui 5 segredos que vão melhorar a comunicação interna dentro da sua empresa:

 1. Você precisa de um meio para divulgar as informações

E de extrema importância ter um meio em comum para repassar as informações – por igual – dentro da sua empresa. Pode ser um e-mail ou uma lista de transmissão.

Um dos meios muito utilizados pelas empresas é o mural de recado, no entanto, não é seguro utilizar ele para informações que tem urgência, prazos apertados, já que as informações podem não chegar a todos, deixando sua equipe desorientada e/ou atrasada com as informações.

2. Evite que as fofocas se espalhem!

Uma equipe, por menor que seja, estará sujeita a fofocas. O importante é fazer com que você seja o responsável por comunicar as situações na empresa, evitando especulações.

Desde a contratação é necessário esclarecer ao colaborador a importância de um ambiente em que todos estejam cientes dos acontecimentos.

3. Incentive a integração dos seus colaboradores

Ambientes rígidos não fazem bem para sua equipe. A empresa deve dar liberdade para que os funcionários expressem suas ideias. Implantar uma caixinha de ideias e sugestões, além de promover reuniões – de preferência individuais – podem trazer uma ligação maior entre colaboradores e empregadores.

4. Crie uma comunicação democrática

Além de incentivar o diálogo, a empresa deve, sempre que possível e necessário, incentivar a comunicação. Os funcionários precisam saber que terão espaço para expor suas ideias, reclamações ou elogios.

Afinal, quantas ideias podem estar dentro da sua equipe?

5. Use a tecnologia como aliada

A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, utilizar ela de forma adequada parece ser uma boa opção. O Skype é uma ferramenta que se pode realizar conferencias on-line, podendo facilitar reuniões entre setores quando um ou mais colaboradores não tiverem presentes.

A comunicação via e-mails para que tudo seja registrado e documentado, integrando todos sobre qualquer assunto.

Uma empresa bem estruturada deverá começar da base. Uma equipe bem relacionada e integrada, tornará sua empresa um ambiente saudável e muito mais promissor para desenvolver e se tornar um negócio de sucesso!

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para auxiliar na comunicação interna diariamente dentro da sua empresa.


Luana Lorraine

Analista de Marketing

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.