Os 5 segredos para melhorar a comunicação interna

Um dos grandes pontos de sucesso de uma empresa é a comunicação interna. Não adianta os processos estarem integrados se sua equipe não consegue trabalhar alinhada nas informações, estando assim também integrada. Por isso, separamos aqui 5 segredos que vão melhorar a comunicação interna dentro da sua empresa:

 1. Você precisa de um meio para divulgar as informações

E de extrema importância ter um meio em comum para repassar as informações – por igual – dentro da sua empresa. Pode ser um e-mail ou uma lista de transmissão.

Um dos meios muito utilizados pelas empresas é o mural de recado, no entanto, não é seguro utilizar ele para informações que tem urgência, prazos apertados, já que as informações podem não chegar a todos, deixando sua equipe desorientada e/ou atrasada com as informações.

2. Evite que as fofocas se espalhem!

Uma equipe, por menor que seja, estará sujeita a fofocas. O importante é fazer com que você seja o responsável por comunicar as situações na empresa, evitando especulações.

Desde a contratação é necessário esclarecer ao colaborador a importância de um ambiente em que todos estejam cientes dos acontecimentos.

3. Incentive a integração dos seus colaboradores

Ambientes rígidos não fazem bem para sua equipe. A empresa deve dar liberdade para que os funcionários expressem suas ideias. Implantar uma caixinha de ideias e sugestões, além de promover reuniões – de preferência individuais – podem trazer uma ligação maior entre colaboradores e empregadores.

4. Crie uma comunicação democrática

Além de incentivar o diálogo, a empresa deve, sempre que possível e necessário, incentivar a comunicação. Os funcionários precisam saber que terão espaço para expor suas ideias, reclamações ou elogios.

Afinal, quantas ideias podem estar dentro da sua equipe?

5. Use a tecnologia como aliada

A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, utilizar ela de forma adequada parece ser uma boa opção. O Skype é uma ferramenta que se pode realizar conferencias on-line, podendo facilitar reuniões entre setores quando um ou mais colaboradores não tiverem presentes.

A comunicação via e-mails para que tudo seja registrado e documentado, integrando todos sobre qualquer assunto.

Uma empresa bem estruturada deverá começar da base. Uma equipe bem relacionada e integrada, tornará sua empresa um ambiente saudável e muito mais promissor para desenvolver e se tornar um negócio de sucesso!

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para auxiliar na comunicação interna diariamente dentro da sua empresa.


Luana Lorraine

Analista de Marketing

objetiva

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

A inteligência artificial chegou ao ERP

A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser […]

Retomando a economia com a transformação digital

Retomando a economia com a transformação digital

 Apesar da previsão pessimista para a economia, em tese, os setores industriais com adoção dos processos de tecnologia digital e automação têm excelentes perspectivas de ganho. Os debates do setor já fazem parte de uma certeza: entidades que adiantaram o processo de transformação digital tiveram menos dificuldades para lidar com os desafios advindos com o […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.