Um dos grandes pontos de sucesso de uma empresa é a comunicação interna. Não adianta os processos estarem integrados se sua equipe não consegue trabalhar alinhada nas informações, estando assim também integrada. Por isso, separamos aqui 5 segredos que vão melhorar a comunicação interna dentro da sua empresa:
1. Você precisa de um meio para divulgar as informações
E de extrema importância ter um meio em comum para repassar as informações – por igual – dentro da sua empresa. Pode ser um e-mail ou uma lista de transmissão.
Um dos meios muito utilizados pelas empresas é o mural de recado, no entanto, não é seguro utilizar ele para informações que tem urgência, prazos apertados, já que as informações podem não chegar a todos, deixando sua equipe desorientada e/ou atrasada com as informações.
2. Evite que as fofocas se espalhem!
Uma equipe, por menor que seja, estará sujeita a fofocas. O importante é fazer com que você seja o responsável por comunicar as situações na empresa, evitando especulações. Esta é uma atitude chave para a comunicação interna.
Desde a contratação é necessário esclarecer ao colaborador a importância de um ambiente em que todos estejam cientes dos acontecimentos.
3. Incentive a integração dos seus colaboradores à sua comunicação interna
Ambientes rígidos não fazem bem para sua equipe. A empresa deve dar liberdade para que os funcionários expressem suas ideias. Implantar uma caixinha de ideias e sugestões, além de promover reuniões – de preferência individuais – podem trazer uma ligação maior entre colaboradores e empregadores.
4. Crie uma comunicação interna democrática
Além de incentivar o diálogo, a empresa deve, sempre que possível e necessário, incentivar a comunicação. Os funcionários precisam saber que terão espaço para expor suas ideias, reclamações ou elogios.
Afinal, quantas ideias podem estar dentro da sua equipe?
5. Use a tecnologia como aliada
A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, utilizar ela de forma adequada parece ser uma boa opção. O Skype é uma ferramenta que se pode realizar conferencias on-line, podendo facilitar reuniões entre setores quando um ou mais colaboradores não tiverem presentes.
A comunicação via e-mails para que tudo seja registrado e documentado, integrando todos sobre qualquer assunto.
Uma empresa bem estruturada deverá começar da base. Uma equipe bem relacionada e integrada, tornará sua empresa um ambiente saudável e muito mais promissor para desenvolver e se tornar um negócio de sucesso!
Esperamos que nossas dicas sejam úteis para auxiliar na comunicação interna diariamente dentro da sua empresa.