Quando os primeiros rumores sobre inteligência artificial e Internet das coisas surgiram, jamais imaginaríamos como a relação de consumo mudaria drasticamente. A indústria 4.0 nada mais é do que a gestão da qualidade. Por meio de dispositivos inteligentes, torna os procedimentos das rotinas produtivas, o funcionamento de processos e até a relação de comunicação, que pode reportar falhas específicas, e tornar tudo mais personalizado.
Antecipadamente, quando a internet trouxe consigo a capacidade de as máquinas conversarem entre si, produzindo agilidade, tudo mudou consideravelmente. Agora é a vez de integrar a rede de comunicações em si. Não temos um crescimento linear, ele é expansivo, veloz e profundo, já que traz várias tecnologias consigo, e com isso muda totalmente os sistemas das empresas do mundo inteiro.
Mas como isso impacta o mercado de modo geral?
A exigência mercadológica, juntamente com toda essa mudança tecnológica, traz consigo a customização on-demand como elemento principal. Um produto configurado exclusivamente para você, a partir de suas necessidades, e com um custo orçamental que você consegue parte à parte, assim também perceber quanto vale.
Entre as várias mudanças, podemos destacar pelo menos 4 princípios para esse desenvolvimento:
- o controle em tempo real, em que a qualquer momento você poderia realizar mudanças de dados de forma instantânea
- a questão da virtualização, na qual o controle dos processos é feito pela internet, de forma direta e a qualquer momento.
- A descentralização de dados. Ao mesmo tempo quando cada máquina pode gerar suas próprias informações, auxiliando inclusive para que possamos programar Softwares para tomarem decisões com base em dados.
- Por fim, a capacidade da personalização de produtos sem tornar complexo as cadeias produtivas.
E o seu negócio? Já está engatinhando para o 4.0?
Enfim, muitas empresas ainda se encontravam na era da indústria 2.0, e ainda estamos na 3.0. Por isso, investir em tecnologia e em diferencial tecnológico pode ser um divisor de águas para o seu negócio, principalmente com o mundo pós-pandemia, em que a tecnologia se mostrou cada vez mais indispensável.