O que muda com a indústria 4.0?

Quando os primeiros rumores sobre inteligência artificial e Internet das coisas surgiram, jamais imaginaríamos como a relação de consumo mudaria drasticamente. A indústria 4.0 nada mais é do que a gestão da qualidade.  Por meio de dispositivos inteligentes, torna os procedimentos das rotinas produtivas, o funcionamento de processos e até a relação de comunicação, que pode reportar falhas específicas, e tornar tudo mais personalizado.

Antecipadamente, quando a internet trouxe consigo a capacidade de as máquinas conversarem entre si, produzindo agilidade, tudo mudou consideravelmente. Agora é a vez de integrar a rede de comunicações em si. Não temos um crescimento linear, ele é expansivo, veloz e profundo, já que traz várias tecnologias consigo, e com isso muda totalmente os sistemas das empresas do mundo inteiro.

Mas como isso impacta o mercado de modo geral?

A exigência mercadológica, juntamente com toda essa mudança tecnológica, traz consigo a customização on-demand como elemento principal. Um produto configurado exclusivamente para você, a partir de suas necessidades, e com um custo orçamental que você consegue parte à parte, assim também perceber quanto vale.

Entre as várias mudanças, podemos destacar pelo menos 4 princípios para esse desenvolvimento:

  1. o controle em tempo real, em que a qualquer momento você poderia realizar mudanças de dados de forma instantânea
  2. a questão da virtualização, na qual o controle dos processos é feito pela internet, de forma direta e a qualquer momento.
  3. A descentralização de dados. Ao mesmo tempo quando cada máquina pode gerar suas próprias informações, auxiliando inclusive para que possamos programar Softwares para tomarem decisões com base em dados.
  4. Por fim, a capacidade da personalização de produtos sem tornar complexo as cadeias produtivas.

E o seu negócio? Já está engatinhando para o 4.0?

Enfim, muitas empresas ainda se encontravam na era da indústria 2.0, e ainda estamos na 3.0. Por isso, investir em tecnologia e em diferencial tecnológico pode ser um divisor de águas para o seu negócio, principalmente com o mundo pós-pandemia, em que a tecnologia se mostrou cada vez mais indispensável.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.