O que é um sistema ERP?

O que é um sistema ERP?

Primeiramente, vamos desmembrar essa sigla para poder entender como um sistema ERP funciona.

A sigla vem de Enterprise Resource Planning, que em tradução livre quer dizer “Planejamento de Recursos Empresariais”. Portanto, os ERP’s são sistemas de gestão empresarial que administram processos e operações diárias dentro de uma empresa.

Mas por quê da sigla “ERP” se há outros sistemas de gestão que não recebem essa terminologia? Porque ERP são sistemas de gestão que possuem integração de dados, ou seja, todos os setores se comunicam (estoque, financeiro, contabilidade, entre outros). Dessa forma, eles oferecem melhor visibilidade e controle da empresa, simplificando a gestão, reduzindo custos e reunindo informações atualizadas.

Estruturação é importante para que uma empresa não tenha retrabalho desnecessário. Tempo não é só algo que uma empresa poderá perder se não estiver bem estruturada, pois o sucesso do negócio depende de uma gestão de qualidade. Ao utilizar um sistema de gestão integrado (ERP) esses problemas são resolvidos em pouco tempo, uma vez que os dados que o sistema te oferece se tornam mais confiáveis e assim problemas são identificados com mais agilidade. Isso evita que a produtividade da empresa seja afetada.

Uma melhor e maior visibilidade da empresa favorece até uma expansão no volume dos negócios de forma eficiente, pois permite identificar as melhores ações para cada operação da empresa. Saiba mais sobre o SAP Business One, o sistema ERP mais eficiente do mercado mundial, clicando aqui!


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

Deixar um comentário