Já ouviu falar em eSocial?

Já ouviu falar em eSocial?

Provavelmente se você é dono de uma empresa ou trabalha na parte administrativa de uma, já deve ter ouvido falar no termo eSocial.

eSocial é um sistema da Administração Pública, sendo um projeto do Governo Federal, que conta com a participação da Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério do Trabalho e Emprego, e Receita Federal do Brasil. A proposta unificará em um mesmo ambiente digital a prestação de informações pelo empregador em relação a seus trabalhadores – informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, em que essas seriam reunidas em um só documento. Nesse projeto, diversos procedimentos para gestão de pessoas serão modificados, o que irá otimizar o trabalho de muitos contadores e profissionais do departamento pessoal de empresas.

As obrigações trabalhistas seriam enviadas de forma fácil, exigindo uma melhor forma de organização dos empresários e uma maior integração entre setores da empresa. Se por um lado existe essa dificuldade de ajuste, por outro o eSocial poderá trazer avanços para essas instituições, visto que diminui algumas burocracias e torna a relação entre empresa, funcionário e governo mais transparente.

Dessa forma, nota-se que a fiscalização de empresas será mais eficiente. Ademais, acredita-se que a mudança mais significativa será na folha de pagamento, em que deverá ser enviada mensalmente.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

objetiva

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ERP na Manufatura

ERP na Manufatura

Entenda como um sistema de gestão pode alavancar a indústria de manufatura.

A inteligência artificial chegou ao ERP

A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.