Gargalos da produção

Gargalos são falhas do sistema podem prejudicar o desempenho de uma organização. Esta falha pode ser associada a diferentes componentes, tais como: clusters não mantidos, falta de estruturação da equipa, especialistas sobrecarregados, falta de comunicação e questões de fornecedores, entre outros.

Portanto, a limitação da produtividade e do desenvolvimento empresarial está diretamente relacionada com a capacidade da equipe para detectar estrangulamentos.

Como eliminar os estrangulamentos de produção na sua empresa? É viável minimizar os problemas pelo caminho, se os gestores permanecerem atentos a várias táticas específicas? 

O problema

O primeiro e talvez o mais importante passo é que os gestores compreendam o valor de detectar as falhas o mais cedo possível. Ao detectar rapidamente a causa raiz de um problema que compromete a produção, mais tempo e recursos estão disponíveis para o resolver. 

 Por esta razão, os gestores precisam de estar cientes de todas as frentes da operação, ter dados e relatórios atualizados sobre o desempenho do equipamento e uma visão holística do negócio para detectar estrangulamentos mais fácil e rapidamente.

A este respeito, ter um sistema de gestão de ponta, como o SAP Business One, pode apoiar grandemente os membros da equipa na organização e planeamento de prováveis estrangulamentos.

Automatização de processos

Um sistema de administração, como o SAP Business One, proporciona adicionalmente automatização de processos e ajuda a equipa a otimizar o seu tempo com tarefas que poderiam ser repetitivas, bem como a evitar erros humanos que poderiam comprometer a produção.

Além disso, um sistema que automatiza processos dá às equipas tempo para expandir a sua produtividade com ocupações mais estratégicas e centrais relacionadas com os negócios (ou seja, as questões que realmente importam). 

 Ações corretivas e acompanhamento

Para que as falhas não comprometam a produção de uma organização e o seu resultado final, é demasiado importante que sejam reparados o mais atrás possível. Por conseguinte, os gestores precisam de ter tácticas bem planeadas e estruturadas para atividades corretivas, e as equipas devem estar conscientes de cada turno a fim de agirem no momento certo.

 Além disso, todos os processos precisam de ser mapeados e monitorizados. É possível detectar novos perigos através de indicadores de desempenho (ou KPIs), evitando assim mais atrasos e estrangulamentos na produção. 

 Investir em resoluções tecnológicas

 Como já foi mencionado, SAP Business One é um sistema de gestão que ajuda muito na recolha de informação organizacional geral e na detecção de prováveis estrangulamentos, oferecendo aos gestores a oportunidade de gerar tácticas de remediação mais rápidas e eficazes.

(Fonte: Blog Ramo)

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.