Fluxo de caixa em tempos de crise

Fluxo de caixa em tempos de crise

Para a saúde financeira de qualquer empresa, o controle certo sobre o fluxo de caixa é extremamente importante. Se esse fato já é relevante no dia a dia de uma organização, imagina em tempos de crise.

Entretanto, antes de discutir sobre o assunto, vamos entender primeiramente qual o conceito do fluxo de caixa. O fluxo de caixa é uma ferramenta que tem como objetivo principal controlar o fluxo de valores de uma empresa no decorrer do tempo e é através dele que conseguimos ter uma melhor visibilidade da situação em que a empresa se encontra.

Assim, com o devido controle sobre as contas a pagar e a receber – vetores principais do fluxo de caixa -, a ferramenta permite que o gestor tome decisões estratégicas rápidas e certeiras em qualquer cenário. Só que é importante lembrar que, um fluxo de caixa confiável precisa ser atualizado constantemente, com informações sobre entrada e saída de recursos, com previsões futuras de vendas e gastos, para que os dados analisados sejam precisos. A previsão de fluxo de caixa precisa levar em conta vários tipos de transação e precisa estimar futuros balanços de caixa baseados em transações que ocorrerão no futuro. Por esse motivo que vale a pena investir em uma ferramenta automatizada e integrada para gerir esse processo.

Hoje em dia ainda existem empresas que preferem “trabalhar no escuro”, sem que tenham um fluxo de caixa adequado. Então, digamos que uma dessas empresas está sem faturar já faz um tempo. É preciso saber até quando a empresa aguenta esse cenário sem sofrer prejuízos e quais são as medidas necessárias para auxiliar a empresa nesse momento. O que significa: otimizar as operações da empresa até o momento em que o cenário em que ela se encontra se estabilize.

Uma empresa pode operar sem lucros por muito tempo, mas para isso é necessário que tenha um fluxo de caixa adequado.

O SAP Business One possui capacidades poderosas para previsão de caixa e análise de indicadores chave que ajudam a gerir o dinheiro de sua empresa e a aproveitar novas oportunidades.

Quer saber como o SAP funciona? Tem dúvidas se a ferramenta é completa para a sua empresa? Veja de forma bastante simples que você está a um passo do futuro de sua organização clicando aqui e escolhendo a opção “controle o fluxo de caixa”.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

objetiva

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

A inteligência artificial chegou ao ERP

A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser […]

Retomando a economia com a transformação digital

Retomando a economia com a transformação digital

 Apesar da previsão pessimista para a economia, em tese, os setores industriais com adoção dos processos de tecnologia digital e automação têm excelentes perspectivas de ganho. Os debates do setor já fazem parte de uma certeza: entidades que adiantaram o processo de transformação digital tiveram menos dificuldades para lidar com os desafios advindos com o […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.