ERP e Business Intelligence

Cada dia o volume de informações na empresa cresce, o volume de informações e dados, além de números de recibos e estatísticas. Com tanta informação, fica mais difícil fazer uma gestão de qualidade da empresa. E é com isso que entra o ERP e o Business Inteligence, que quando combinadas e utilizadas de forma correta, transformam esse processo em algum muito mais simples.

O que é Business Intelligence?

O BI é um conjunto de ferramentas e práticas que transformam todos os dados da empresa, em conhecimento. Ou seja, ele pega os dados, problemas e afins e faz com que se tome a melhor decisão.

BI e ERP

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas ainda não notaram que as duas ferramentas são complementares. O ERP coleta as informações e o BI utiliza elas a fim de evitar qualquer tipo de transtorno futuro, transformando os erros em aprendizado.

Quando se integra os dois, as informações circulam com mais facilidade, fazendo com que todos acompanhem o que está acontecendo.

Quando se integra ERP com BI, o gestor consegue acompanhar com mais precisão a evolução dos processos. Isso é uma grande vantagem. Afinal, ele poderá identificar os gargalos, quais os erros que estão ocorrendo e os pontos de melhoria.

Dessa forma, fica ágil realizar mudanças (estruturais ou pontuais) para que os processos fluam melhor. Assim, a empresa rende mais e os custos desabam.

Melhore a qualidade dos investimentos

Quando se integra ERP com BI, o gestor pode avaliar o retorno ou a necessidade de investimentos na empresa.

Pelas informações e insights apontados pelas ferramentas, a diretoria fica sabendo quais as áreas da empresa precisam melhorar e, por isso, requerem mais investimentos. Além disso, é possível avaliar o retorno dos investimentos já realizados. Basta analisar os dados apurados pelos sistemas e comparar o valor aportado com os resultados obtidos.

Perceba como ERP e Business Intelligence são realmente duas ferramentas complementares e relevantes para gestão. Não deixe e incluí-las na sua empresa. Aproveite para ler um pouco mais sobre o tema e saber como um sistema ERP altera a cultura organizacional.

 

 

Deixar um comentário