Dicas para montar seu plano de ação

Uma das coisas mais importantes dentro de uma corporação é o planejamento prévio das ações que vão ser tomadas. Para isso, um plano de ação é de extrema importância, mas afinal, o que é um plano ação?

Plano de ação é uma forma organizada de definir metas e objetivos, desde as atividades, como os responsáveis por desenvolver as mesmas. E além disso, manter os liderados engajados durante todo o processo.. Reunimos algumas dicas de como montar seu próprio plano de ação:

  1. O que você gostaria de alcançar?

O primeiro passo é você considerar toda a situação do seu negócio. O planejamento estratégico com o objetivo a ser alcançado é de extrema importância, além de listar quais seus colaboradores são mais aptos para exercerem as atividades e poderem contribuir da melhor forma.

Isso vai engajar o time e dar uma visão geral.

  1. Crie metas

      É preciso saber o que você precisa saber para chegar onde quer.  Estabelecer metas e avaliar o desempenho dos profissionais da equipe, para isso é precisar criar as metas que devem ser alcançadas a longo prazo.

  1. Quais tarefas vão ser executadas

É importante que todas as atividades necessárias para o atingimento do objetivo sejam listadas e atribuídas a um responsável.Peça para que cada profissional coloque no papel quais são suas principais atividades relacionadas e depois converse sobre elas com cada um deles. Dessa maneira, todos têm claras quais as atividades que devem ser desenvolvidas e quem é o responsável pela sua execução.

  1. Divida as tarefas

Quebrar tarefas maiores em menores, pode auxiliar no processo de execução Isso permite que os colaboradores que as estão executando consigam gerenciá-las com maior facilidade e tenham maior clareza das atividades que precisam fazer para conseguir executá-las no tempo previsto.

Ao gestor, tarefas menores também representam uma maior facilidade no gerenciamento.

  1. Acompanhe as ações

Uma vez que seu plano é traçado e compartilhado com a equipe, tudo agendado, o próximo passo é: tornar o acompanhamento frequente um hábito. Cobre dos responsáveis que a monitoração seja feita. Você pode, por exemplo, criar um cronograma de envios de relatórios ou de apresentações de resultados individuais, ou em equipe.

Esses passos são o início para que seus projetos criem forma e possam assim serem completados com a maior eficácia possível.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

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