Dicas para home office produtivo: como as tecnologias podem ajudar

A pandemia do novo coronavírus causou uma verdadeira revolução no modo de trabalhar. De uma hora para outra, muitas pessoas tiveram que transportar o ambiente corporativo para dentro de casa. Por isso, as dicas para home office produtivo têm ganhado cada vez mais força entre quem precisou se adaptar rapidamente. Como tudo na vida, o planejamento é fundamental. Com base nas práticas indicadas abaixo, tanto os gestores, quanto os colaboradores da empresa, verão como é possível manter o ritmo de trabalho, ter boa produtividade e ainda conquistar bons resultados. Para ter um ambiente de trabalho confortável e fazer da residência o local perfeito para seguir as importantes regras do isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, vamos apresentar algumas das dicas para home office produtivo. E, além das boas práticas comuns a este período, um outro tópico também será abordado neste artigo: como usar as tecnologias disponíveis para que tenhamos um home office produtivo.

O contexto atual do home office

Com o risco de contaminação pelo novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendaram que atividades não essenciais fossem realizadas sem sair de casa. Neste cenário, muitas empresas precisaram adaptar seus modelos de negócio e o número de pessoas trabalhando em home office disparou. Segundo o estudo “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 94% das empresas brasileiras atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office. Outra pesquisa realizada pela startup de RH, Pin People, mostrou que 89% dos profissionais se sentem confortáveis com a rotina do trabalho remoto. No entanto, para alcançar este conforto, é preciso aplicar algumas dicas para home office produtivo.

Dicas para home office produtivo: como fazer?

Apesar de parecer complicado no início, criar regras e ter uma rotina de trabalho dentro de casa facilita o dia a dia e contribui para a realização de todas as tarefas, sejam elas profissionais, pessoais ou domésticas. Confira abaixo dicas para home office produtivo: 

Ambiente de trabalho: reserve um espaço da casa para o trabalho remoto. Ter um local definido ajuda a manter a sensação de responsabilidade e cria a rotina necessária para o desenvolvimento das atividades.

Metas e prazos: estabelecer datas para entrega dos trabalhos é fundamental para não cair na armadilha de que se há tempo para tudo. Com prazos estipulados, a rotina pode ser planejada com mais segurança.

Cultura organizacional: as lideranças precisam confiar nos colaboradores e os funcionários têm que manter essa reciprocidade. Para isso, é preciso investir em autonomia e motivação para que as equipes realizem seus projetos.

Feedbacks: reuniões frequentes com o time fazem com que haja mais interação e troca de conhecimentos. Os gestores podem usar estes momentos para mostrar para o time o que está dando certo e o que não está.

Treinamentos: além da preparação para a nova rotina, os colaboradores precisam ser treinados para usar ferramentas que ajudem o período de home office a se tornar mais produtivo.

Como as tecnologias ajudam a ter um home office mais produtivo

As dicas para home office produtivo estão diretamente ligadas ao uso de tecnologia e plataformas que facilitem o dia a dia de colaboradores, gestores e empresas. Veja abaixo importantes ferramentas para tornar o home office ainda mais produtivo. 

Comunicação: apesar dos inúmeros aplicativos existentes, é importante criar uma padronização na ferramenta de comunicação para ter uma troca de informações adequada, eficiente e com o histórico das conversas.

Reuniões: o time pode escolher a plataforma que julgar melhor, mas é preciso ficar atento para que a agenda não seja comprometida por reuniões que poderiam ser resolvidas com um simples e-mail.

Gestão de tempo: contar com ferramentas que ajudem a administrar o tempo é fundamental, pois, no home office, pode se perder a noção do quanto está se trabalhando e sem produtividade.

Gestão de tarefas: muitas soluções no mercado são capazes de ajudar no gerenciamento de tarefas com prazos estipulados para as tarefas e a definição de responsabilidades.

Gestão de despesas: mesmo no home office, os gestores precisam fazer o controle de despesas iniciadas pelos colaboradores devido ao trabalho em casa, como a conta de internet, luz, a aquisição de materiais de escritório, entre outros itens. Neste caso, há no mercado diversos softwares, como o SAP Concur, que oferecem diversas vantagens aos usuários.

Conheça o SAP Concur

SAP Concur conta com um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores completo, o SAP Concur Expense. Com ele, é possível realizar a gestão das despesas dos colaboradores em home office, com automação de processos de envio de notas fiscais e reembolsos, métricas em tempo real, recursos inteligentes, relatórios precisos e automatizados. Para saber mais sobre como o SAP Concur pode ajudar sua empresa com dicas para home office produtivo e muito mais, entre em contato e fale com o time de especialistas.

Fonte.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

0 comentários

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.