Controle de custos

Controle de custos:  Como ele pode contribuir para a produtividade da sua empresa?

Primeiramente, o controle de custos não é mais do que uma administração que visa os custos fixos e mutáveis de uma empresa. A boa gestão destes custos resulta na redução de custos desnecessários e da produtividade potencial da organização. Para efetuação de forma eficiente, com redução de custos e otimização dos processos internos, existem ferramentas, tais como SAP Business One, que podem fornecer apoio.

 O SAP Business One, é um sistema de administração que dá aos gestores uma visão abrangente, permitindo-lhes detectar custos, desembolsos e métodos de investimento. 

 Como ter um controle de custos eficaz, na prática? 

Falando um pouco de controle de custos na prática, o primeiro componente a considerar é a organização do fluxo de caixa. Tanto o gerente como a sua equipe têm de estar atentos para manter um registo de todos os valores que entram e saem de uma empresa.

Um bom controle depende de disciplina. Se sua equipe de gestão tiver a capacidade de analisar constantemente os procedimentos financeiros, detalhá-los em planilhas e registros organizados e souber pescar oportunidades de investimentos para que sua empresa possa crescer de forma sustentável, podemos chegar à conclusão que sua empresa está realizando um controle de qualidade.

De qualquer forma, o aconselhável para um bom início é seguir as regras básicas de organização e análise. Se seguidos com qualidade, o caminho mais provável será o de desenvolvimento e capacidade de gerir os números de sua empresa.

Outro ponto é a redução de custos, um plano bastante fundamental para o controle financeiro de uma organização.

Os custos são reduzidos através de uma estratégia, sendo o principal objetivo desse processo é garantir a saúde financeira da instituição. Dessa forma, possibilita identificar em uma empresa desperdícios ou oportunidades de cortes de gastos.

Uma idealização bem executada é de extrema importância para obter um controlo de custos correto. Sendo assim, os gestores que querem manter-se à frente das suas organizações participantes sabem que este processo pode ser otimizado para que os acessórios não percam tempo com folhas de cálculo, e dessa forma, possam ser contados graças a um programa de gestão otimizado.

(Fonte: Ramo Sistemas)

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.