Primeiramente, a transformação digital foi uma das grandes mudanças na economia, é que as lojas físicas tem sofrido uma queda no volume de vendas e renda. Além da redução do tráfego de pessoas nos shoppings o que é um fenômeno comportamental que pode ser observado no mundo inteiro. Com isso, as redes começam a se reinventar. Elas agregam a tecnologia ao seu processo tradicional e com isso, aumenta-se as vendas, a produtividade e reduz os custos.
1.Aumento das vendas
Existem algumas tecnologias que podem auxiliar no aumento do movimento dentro das lojas. Elas aumentam as vendas, seja por aumento da visitação de novos clientes e permanência na loja. O ticket médio mais clientes vindos de promoções e campanhas e lugares estratégicos dentro da própria loja. Para posicionar promoções ou produtos com mais rentabilidade (ou menor).
2. Redução dos custos
Para reduzir os custos, as alternativas pode ser migrar os sistemas para a nuvem. Seja ERP, CRM e Bi, o que garantiria uma redução nos custos de TI quando usamos os modelos tradicionais. Porém, a centralização das informações fazendo com que as tomadas de decisão possam ser mais rápidas.
3. Aumento de produtividade
A princípio, quando pensamos em uma produção maior, é necessário conhecer o seu público. Passando pelo sexo, idade, preferências, região, cidade para que as campanhas possam ser convertidas em vendas das lojas físicas.
- A utilização das redes sociais para propagar a marca
- O uso de Big Data para compreender o comportamento dos clientes e criar produtos e atendimento exclusivo.
- Aplicar recursos para estabelecer novas relações de qualidade com os outros clientes.
Em seguida, muitas compras são feitas online e retiradas em lojas físicas. Sendo assim, além de existir o comportamento de pesquisa de compra feita de dentro das lojas físicas. Nesse sentido, a forma como sua empresa lidará com isso pode ser o diferencial. Principalmente no aumento do seu ticket médio. O mundo é agora all-line e não mais dividido em online e offline. E como esses canais estão conectados é necessário pensar na experiência do cliente como um todo. Do início ao fim (primeiro contato, até o pós venda).
Dessa forma, desenvolva estratégias para estabelecer relações duradouras, promova experiências únicas de compra. Converta essas compras em algo recorrente adicionando novas tecnologias e serviços. Não se esqueça, o mundo está em transformação digital e não se adequar a essa novas realidade, te exclui do mercado.