(Fonte: Sankhya)
Os softwares modernos de ERP possuem recursos para gerir desde os aspectos mais operacionais até o que existe de mais estratégico em cada empresa.
Porém, em muitos casos, as empresas iniciam integrando seus processos operacionais, depois integram os gerenciais e só algumas organizações possuem a camada estratégica dentro do ERP.
Sendo assim, integrar esses três processos no sistema proporciona uma gestão ágil e eficaz em seu negócio. O esquema abaixo mostra melhor como isso pode funcionar:
Isso pode ser exemplificado a partir da utilidade dessa integração com a administração dos níveis de estoque, combinada com as movimentações de compras.
De modo geral, as empresas possuem centenas de itens para venda e, em alguns segmentos, é muito comum que haja milhares de itens no estoque. Neste caso, o ERP irá monitorar as movimentações de cada item, calculando a venda diria e emitindo um relatório de sugestão de compras sempre que um determinado item chega ao seu “ponto de pedido”.
E COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Digamos que, por exemplo, em uma rede de varejo, um determinado produto X entrega vendas diárias de 100 unidades e que o fornecedor leva 5 dias para fazer a entrega. Qual o “ponto de pedido” desse item?
De acordo com as configurações feitas no sistema ERP:
- O sistema fará o cálculo de quanto deve ser comprado e emitirá um relatório alertando aos compradores sobre o momento adequado de fazer um pedido de suprimento para o estoque.
- Os compradores não precisarão fazer contas e acompanhamentos de estoque de centenas ou milhares de itens todos os dias.
- O ERP faz todo o trabalho e entrega para os gestores uma sugestão já calculada.
- Assim, os usuários fazem apenas o trabalho estratégico: avaliam, negociam, administram.
Essa mesma dinâmica faz parte de outros processos-chave, como a gesto do fluxo de caixa, a administração de vendas, a execução do planejamento orçamentário e o acompanhamento das metas.
LEIA TAMBÉM
- Conciliação bancária: o que é e como fazer
- ERP para agronegócios: como implementar um software agrícola?
- ERP para atacado e distribuidor: importância e benefícios
- ERP para indústria: importância e como escolher
Quais são os benefícios do ERP?
Com o sistema ERP, você pode contar com inúmeros benefícios para o sucesso do seu negócio, seja ele um varejo, indústria, atacado, ou agronegócio. Confira os pontos que destacamos a seguir e entenda mais sobre essa potente ferramenta:
Automatiza processos
Um dos principais propósitos do ERP é a automatização de processos, que faz com que as pessoas possam executar uma quantidade maior de tarefas em menos tempo e com mais qualidade.
Proporciona mais agilidade na tomada de decisão
Atualmente, as empresas que desejam se manter ativas no mercado competitivo precisam ter agilidade nas tomadas de decisões que sejam estratégicas e alinhadas aos objetivos do negócio.
Um sistema ERP aumenta a produtividade da sua companhia, já que permite a automação de todos os processos. Da mesma forma, você acelera a produção, melhorando todo o fluxo de trabalho.
Otimização de processos
O sistema consegue identificar um cliente frequente que ainda não fez nenhuma compra em um certo período, ou até mesmo aqueles que consomem certa quantidade de um determinado item e estão no momento de serem procurados para suprir seus estoques.
Isso acontece porque, ao otimizar os processos e as operações, um funcionário não precisa focar todo o tempo do seu dia na resolução de determinado problema, já que com apenas alguns “cliques”, ele identifica e resolve as falhas, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços, deixando os aspectos burocráticos com o sistema ERP.
Aumenta as vendas
O ERP também pode notificar ativamente os gestores de vendas sobre quais so os clientes que devem ser atendidos em determinados períodos e quais produtos devem ser oferecidos.
Possibilita maior competitividade
Todas as empresas buscam, de maneira perspicaz, ganhar o seu espaço na mente dos seus consumidores e aumentar a visibilidade da sua marca. Investindo em um sistema ERP, você pode aumentar a competitividade da sua organização, pois a produção passa a ser otimizada, já que muitos processos e operações são realizados de forma automática.
Analisa a rentabilidade
Um sistema de ERP pode apresentar aos gestores quais são os produtos mais rentáveis, os clientes que proporcionam maiores margens, os vendedores com melhor desempenho nas margens, as cidades ou regiões que apresentam mais retorno, de modo que os gestores saibam exatamente onde investir para melhorar os resultados.
Realiza gestão financeira
Os dados financeiros podem ser organizados e geridos para apresentar ao gestor um fluxo financeiro projetado. E o ERP possui dados de todas as compras, todas as vendas e todos os compromissos da empresa.
Desse modo, ele pode apontar qual será o saldo financeiro nos prximos dias, semanas ou meses, antecipando ao gestor quais serão os momentos em que haverá mais folga ou mais aperto financeiro.
Como um sistema ERP pode atuar em uma empresa?
Existem diversas formas que o sistema ERP pode atuar em uma empresa. Separamos algumas das principais abaixo, confira:
- Financeiro e Contábil
- Fiscal e Tributário
- Gestão de Pessoas
- Controle de Vendas
- Compras e Estoque
- Produção
- Sistema WMS
- Sistema CRM
- Controle de entregas
Sistema ERP financeiro e contábil
Para o financeiro:
O departamento financeiro é o módulo onde são operacionalizadas as transaçes financeiras da companhia, como as contas a pagar, receber, as movimentaões bancárias, o controle do fluxo de caixa, etc.
Isso quer dizer que esse setor jamais pode ser deixado de lado, afinal, se o software de gestão financeira da sua empresa no está com um bom controle de caixa, você pode enfrentar sérios problemas.
O sistema ERP auxilia na consolidação das contas e dos balanços da sua empresa, trazendo uma melhoria constante com a análise estratégica de dados. Ele também torna o dia a dia dos profissionais mais otimizado, facilitando as rotinas e evitando erros.
Para controle de contas a pagar e a receber:
Independente do porte da sua empresa, é preciso manter o seu negócio sólido para que as decisões sejam tomadas a partir de informações seguras.
O controle de contas a pagar e receber permite que a sua empresa:
- Lance todas as notas fiscais;
- Agende pagamentos junto ao banco;
- Receba relatórios e alertas sobre as contas pagas;
- Acompanhe o momento certo em que ela atinge o ponto de equilíbrio;
- Gerencie o fluxo de caixa e o resultado financeiro por naturezas, centros de resultado e projetos;
- Administre a política de prazos de pagamento aos fornecedores e de recebimento dos clientes através do ciclo operacional e financeiro;
- Entre vários outros benefícios.
Quais são as etapas de implantação de um sistema ERP?
A implantação de ERP é um assunto delicado para muitas empresas. Isso porque o processo de troca pode ser desgastante, fazendo com que muitos prefiram postergar esse momento para não ter que lidar com todas as mudanças que estão por vir.
No entanto, os negócios que buscam por uma evolução contínua precisam estar preparados para esse momento. E para que implantação do ERP tenha sucesso, a Sankhya entende que é preciso considerar as quatro etapas abaixo:
Clareza no projeto
Esteja bem alinhado com a sua fornecedora de ERP sobre o que foi acordado em relação às entregas do projeto, para evitar desconforto e surpresas.
Cronograma
Tenha claro quais são os objetivos e os prazos de todas as etapas que envolvem a implantação, seja da parte do fornecedor à empresa.
Responsabilidades
Durante a implantação, é você quem conhece o seu negócio e a sua fornecedora quem conhece da solução. Portanto, deixe claro qual é o papel de cada um e suas responsabilidades no projeto.
Pessoas
Para qualquer empresa, é impossvel que uma só pessoa conduza todo o processo de implantação do ERP. Por isso, é preciso envolver todas as áreas que serão impactadas e garantir que ele acontecerá a quatro mãos.