Big Data Analytics
Pode ser que você tenha se deparado ao longo de sua carreira profissional com o termo Big Data, mas não sabe exatamente do que se trata.
Inicialmente pense nos dados que fluem de nossos computadores, dispositivos móveis e sensores de máquinas, a partir de uma simples utilização desses equipamentos. Esses dados integrados formam um conjunto e esse conjunto é chamado de Big Data. Logo, a ferramenta Big Data Analytics busca compreender os processos da organização e obter insights sobre tendências de mercado, hábitos e expectativas dos consumidores, a partir da análise e estruturação desse conjunto de dados da organização, ou seja, o Big Data.
Essa análise é feita a partir de tecnologias de gerenciamento de dados na memória, funções analíticas, inteligência artificial e machine learning. Pra melhor entender, os softwares coletam, armazenam e interpretam todo esse volume de dados de forma inteligente. Dessa forma, a ferramenta se torna instrumento de apoio estratégico e todos os indicativos representarão, para a empresa, possibilidades de decisões certeiras que trarão melhor competitividade de mercado para a organização.
As vantagens comerciais são inúmeras visto que a ferramenta viabiliza análises profundas de público e desempenho organizacional. Com isso, é possível direcionar, por exemplo, esforços para vendas em locais que determinados produtos fazem mais sucesso, o que melhora a logística e torna o atendimento mais eficiente. A identificação de padrões precisos permite que a organização seja capaz de conferir serviços personalizados para cada tipo de cliente – isso é uma vantagem frente à concorrência que é difícil de copiar, pois cria contato com o cliente e evita a perda desse consumidor.
Justamente pelo fato de ser possível estruturar exatamente o que está dando resultado, a empresa aperfeiçoa seu atendimento, podendo alterar ou descartar o que não traz resultados. É por esse motivo que a SAP é uma das maiores referências mundiais em sistema de gestão empresarial, pois está continuamente investindo em tecnologias que proporcionam avanço organizacional e melhor estruturação das empresas.
Ramon Sousa de Assis
Analista de Marketing