7 passos para superar uma crise financeira na sua empresa

Uma crise econômica não será ocasionada apenas por fatores internos, por isso o planejamento pode não ser o mais importante, no entanto, ele pode auxiliar sua empresa a se preparar para imprevistos. Um bom controle de caixa e um plano de ação pode ser divisor de águas para contornar uma crise, por isso, com ou sem crise são medidas primordiais para que o cenário econômico impacte na menor proporção seu negócio.
Para que você esteja mais preparado para esses momentos, listamos 7 dicas para superar uma crise financeira e acelerar sua empresa.

1) Por que sua empresa está indo de mal a pior?
Uma análise do que tem acontecido no setor financeiro da sua empresa, é um bom começo. Qual o valor que foi recebido, o que foi pago? Uma análise do histórico de lançamentos de forma completa e criteriosa pode ser o começo da resposta definitiva para esse problema.

2) Reduza os gastos
Identificando os motivos que levaram sua empresa a chegar nesse ponto, é o momento de realizar um corte de gastas. E importante ressaltar que esse corte de gastos deverá ser planejado, reduzindo apenas o que não tem necessidade pra empresa. E importante também alinhar com a sua equipe, a fim de contribuir para a redução das contas fixas da empresa.

3) Integração dos setores
Um dos pontos mais importantes de uma grande empresa é a integração entre os setores. A participação e a colaboração entre um setor e outro, pode ser o diferencial para que sua empresa não sinta de forma tão intensa os efeitos de uma crise financeira. Uma das formas de conseguir isso de forma automatizada e simples, é utilizando sistemas de gerenciamento, como SAP Business One, que proporciona essa integração.

4) Se for o caso, redefina as metas
E importante ressaltar que o fluxo de caixa vai sofrer alteração, dessa forma se os números não estão acompanhando, é necessário realizar reuniões e rever essas metas de forma periódica. Evitando prejuízo com essas metas inalcançáveis.

5) Cuidado ao pedir empréstimos
Pedir créditos com juros altos, como empréstimos e/ou cheque especial, pode ser perigoso. Lembre-se que o importante é salvar o seu negócio e não o endividar ainda mais.

6) Renegocie suas dívidas
Tente renegociar as dívidas caso esteja endividado. Negocie com os credores condições com mais prazo a fim de não quebrar ainda mais o resultado da empresa.

7) Faça um planejamento estratégico
Com tudo isso, esteja um passo a frente sempre! Não necessitando uma crise para que comece a criar estratégias de planejamento. Você precisa comandar e andar com a empresa sempre estável e preparada para situações inesperadas.

Luana L.

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Marketing&Branding | Vendas e Relacionamento com o cliente.

0 comentários

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ERP na Manufatura

ERP na Manufatura

Entenda como um sistema de gestão pode alavancar a indústria de manufatura.

A inteligência artificial chegou ao ERP

A inteligência artificial chegou ao ERP

Nos últimos anos, quando falamos de inovação e tendência, a inteligência artificial desponta como um dos principais temas. Hoje, a tecnologia já está mais avançada, temos exemplos notórios no mercado – como Watson, da IBM, e o Leonardo, da SAP, ligando inteligência artificial, machine learning e internet das coisas. Mas o ERP já pode ser […]

Inscreva-se em nossa Newsletter. Receba as novidades no seu e-mail.