Um dos pontos da indústria 4.0 é que ela utiliza a análise de dados e com isso, a automação de processos está na base para essa transformação digital. A previsão é que até 2022, as operações M2M sejam 51% das conexões, por isso introduzir as tecnologias se torna inevitável.
Conheça as vantagens:
A automação de processos industriais é viabilizada por uma série de tecnologias, como IoT, Big Data, Inteligência Artificial, blockchain, entre outros.
1. Produtividade
Primeiramente, um dos pontos positivos da automação, é a permissão da realização de várias tarefas repetitivas de forma automático, com o bônus de não ter erros e em muito menos tempo. Dessa forma, o aumento da produtividade é notável, graças ao direcionamento dos colaboradores para atividades mais elaboradas.
2. Redução de custos
As operações M2M substituem a mão de obra manual em diferentes atividades ao mesmo tempo. Como resultado, otimiza os processos, agiliza tarefas e reduz os custos com equipe.
Além disso, a automação possibilita aplicar os insumos com maior eficiência na cadeia produtiva. Isso diminui os desperdícios que também afetariam negativamente os lucros.
3. Qualidade
As máquinas realizam as atividades com grande assertividade e precisão. Com isso, é possível garantir mais qualidade nos processos e menos chances de erros ou falhas que comprometam os produtos.S
4. Segurança
A automação de processos reduz a interação humana no ambiente industrial. Com isso, minimiza os riscos de acidentes, que afetariam a segurança dos profissionais e trariam prejuízos para a operação.
Outro aspecto que aumenta a segurança é o controle dos processos industriais, garantindo a manutenção preventiva adequada e eficiente.
5. Controle de processos
Com a automação dos processos, há um maior controle sobre as atividades, inclusive remotamente.
Essa característica garante que as fábricas vão operar com a capacidade adequada a fim de cumprir prazos e metas de produção.
O monitoramento constante também viabiliza:
- Otimização de atividades;
- Planejamento de paradas estratégicas;
- Controle rigoroso sobre estoque e distribuição
6. Vantagem competitiva
Como resultado dos benefícios previamente citados, a indústria ganha mais vantagem competitiva. Afinal, com a adoção das tecnologias necessárias, é possível produzir mais, com menos recursos e mais inteligência de mercado.
Dessa forma, a sua empresa atua de forma mais estratégica, sai na frente da concorrência e se destaca no mercado.
Por que adotar um ERP?
Os ganhos operacionais e gerenciais com a automação de processos podem ser obtidos por meio de investimentos acessíveis à indústria, como o Enterprise Resource Planning (ERP).L
O sistema integra e gerencia informações e processos de diferentes departamentos da indústria. O que garante a centralização de dados relevantes das áreas, como:
- Compras de insumos;
- Estoque;
- Produção;
- Manutenções;
- Finanças;
- Logística;
- Vendas;
- Transporte, entre outros.
Dessa forma, com fácil acesso aos dados relevantes dos departamentos, os gestores têm condições de tomar decisões estratégicas baseadas em informações úteis e processos automatizados.
Fonte: Ramo