6 dicas para melhorar sua gestão financeira

A gestão financeira abrange os procedimentos administrativos que envolvem as análises, decisões e estratégias relacionadas aos recursos financeiros da companhia. A partir de uma boa gestão, as lideranças podem avaliar as oportunidades de crescimento e os pontos de alerta para o negócio.

1. Controlar seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é substancial para assegurar a gestão financeira e o crescimento da organização. Por conseguinte, uma boa gestão deve manter um registo das entradas e saídas de dinheiro a curto prazo. Tais dados ajudam a compreender melhor o desempenho da organização e têm potencial para antecipar tendências, ajudando nas escolhas que os gestores fazem. O fluxo de caixa também expõe se as operações continuam a proporcionar o desempenho desejado. A investigação sobre este ponto deve ser intensiva e minuciosa. Como este é muitas vezes um processo difícil, são necessárias ferramentas de automatização de relatórios. Centralizam a informação e apoiam dados mais precisos.

2. Gestão financeira de dívidas incobráveis

A delinquência dos consumidores é um problema que muitas organizações enfrentam e merece especial atenção. Com base numa compreensão profunda do caso financeiro da organização, a direção pode adotar táticas para ultrapassar o impasse. Esta é a situação de dar descontos, investir em renegociações de dívidas e outros métodos. Em 2022, ano da recuperação económica, é também apropriado adoptar tácticas destinadas a evitar atrasos de pagamento, tais como filtros de crédito e a adopção de regras de cobrança.

3. Implementar metas de crescimento e previsões de mercado

A boa gestão financeira deve implementar metas de crescimento, mas também estar preparada para diferentes cenários. Uma das lições da doença pandémica do coronavírus tem sido que as crises têm o potencial de surgir inesperadamente e exigem uma ação de emergência, certo? Portanto, para ser bem sucedido em 2022, é necessário estabelecer os fins a prosseguir. Estas devem ser acompanhadas de investigação sobre oportunidades de mercado e projeções baseadas nos dados financeiros da organização. No entanto, é constantemente essencial ter planos para quando o cenário é diferente do desejado. Num mercado em ritmo acelerado, ser flexível e inovador são ocupações elementares para crescer mesmo perante a adversidade.

4. Ter reservas financeiras

Continuando com a preparação para contingências, outra lição dos últimos anos a considerar em 2022 é a necessidade de ter uma reserva financeira. Muitas organizações enfrentaram uma crise intensa e não dispunham dos recursos necessários para lidar com os desafios durante todo o período de insegurança. Uma reserva financeira, contudo, fornece um amortecedor para situações adversas. Em última análise, ter dinheiro disponível impede o desequilíbrio orçamental quando as vendas são insatisfatórias, por exemplo. Consequentemente, pode evitar consequências graves para a saúde financeira da empresa. Além disso, a reserva permite adoptar tácticas adequadas à situação, sem necessidade de cortar custos relevantes, por exemplo, evitando, por exemplo, o despedimento de bons empregados.

5. Estabelecer metas de despesa

Tal como nos planos de crescimento, é essencial para a gestão financeira ter metas de despesa para que o progresso seja viável. Este limite máximo deve ser definido através do estudo do caso financeiro e das oportunidades de crescimento. A fim de mudar, é necessário investir assertivamente em recursos capazes de melhorar a empresa. No entanto, isto deve ser acompanhado de um controlo cuidadoso das despesas para evitar estrangulamentos que afetam o orçamento e atrasam o desenvolvimento da empresa.

6. Contar com a tecnologia para uma boa gestão financeira

Num mundo tão interligado, a rotina da organização deve ser optimizada para responder corretamente às tendências. Neste cenário, as resoluções tecnológicas são fundamentais para acelerar o trabalho, centralizar a informação e basear as escolhas. Ferramentas capazes permitem o controlo e a transparência das operações, conciliando a informação financeira de médias e grandes organizações. Desta forma, a automatização da administração financeira da organização permite focalizar outros pontos fundamentais para o crescimento e melhorar os seus resultados.

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

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