O que é Blockchain e como funciona?

O que é blockchain e como funciona?

O crescimento do uso de dispositivos móveis para transações digitais torna os sistemas tradicionais de processamento de transações pouco usuais. Com o potencial de revolucionar a estrutura organizacional das empresas, o blockchain baseia-se em uma estrutura de dados distribuídos capaz de registrar informações de forma detalhada e segura.

Apesar de ter sido criado para transações com bitcoins, o potencial do blockchain vai além de criptomoedas, podendo incluir registro de valores diversos. Todos esses registros, após aprovados, são armazenados em um banco de dados de transações compartilhado que sincroniza automaticamente as informações de todos os computadores participantes desse mesmo banco de dados. Dessa forma, todos os participantes são capazes de verificar os dados de transações efetuadas, sem poder alterá-las, o que traz transparência à organização, reduzindo o número de fraudes e gerando confiança na negociação.

Essa tecnologia, apesar de ser nova, tem um impacto extraordinário no mundo dos negócios, uma vez que melhora todo o processo de contratos, tornando-os inteligentes. Baseados na tecnologia de blockchain, os contratos se tornam autoexecutáveis quando as condições de pagamento são atendidas. Dessa forma, a tecnologia reduz a necessidade de intermediários externos, como bancos, corretores, advogados e etc., tornando os processos mais rápidos e auxiliando as empresas a criarem processos eficientes e lucrativos.

Na SAP, o blockchain se torna uma tecnologia promissora de simplificar processos complexos que envolvem muitos participantes e estabelece confiança entre eles. O SAP Leonardo, por exemplo, inclui recursos básicos de blockchain e os integra a outras tecnologias de ponta, como IoT e machine learning.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

Deixar um comentário