Governo pretende unificar NFS-e

No dia 07 de agosto de 2017, o governo federal anunciou o projeto para padronização da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

O projeto facilitará o processo de autorização e emissão da NFS-e para o contribuinte, uma vez que a ferramenta padroniza esse processo a nível nacional. No cenário atual não há uma padronização e cada município segue uma aplicação diferente. Os mais beneficiados serão, principalmente, aqueles contribuintes que possuem operações também em outros estados. A proposta começou a ser idealizada no ano de 2006, porém foi deixada de lado pela Receita Federal que dessa vez retornou com o projeto. Ao ser implementado, poderá trazer melhorias para o ambiente de negócios no Brasil, visto que unifica a aplicação e layout da nota, simplificando o processo de emissão e autorização, racionalizando e padronizando as obrigações tributárias.

Há previsão de lançamento para o ano de 2018 de um emissor único de guia de recolhimento, mas até o final do ano de 2017, já está previsto o lançamento de um emissor gratuito de NFS-e. Resta-nos aguardar e torcer para que a novidade seja implementada o quanto antes.


Ramon Sousa de Assis

Analista de Marketing

Deixar um comentário