Gestão de pessoas: Como melhorar a relação entre chefe e funcionário?

Um dos grande pontos de satisfação no quadro de funcionários é o entrosamento entre a diretoria e os colaboradores. Isso melhora na satisfação, no aumento de produção e logo, no resultado final. Mas como melhorar esse relacionamento que em grande parte é extremamente delicado? Hoje trouxemos algumas sugestões pra que você consiga melhorar a satisfação da sua equipe de uma vez por todas:

Convívio é tudo

Se o respeito com a hierarquia é importante, existe algo ainda mais: O respeito e o bom convívio devem ser preservados. Manter seus colaboradores com medo ou estressados, vai contra uma equipe motivada, além de prejudicar o líder que, não consegue tirar o melhor da sua empresa.

Respeito é uma troca

Quando o colaborador percebe que seu líder além de preocupação com a empresa, também possui interesse no bem estar dos seus empregados, ele ganha confiança e automaticamente respeito. Dessa forma, a produtividade e o engajamento do funcionário vai estar muito mais dedicado a empresa.

Delegue

Um bom líder não tem medo de que tomem seu lugar. Ele respeita e confia nos seus funcionários, delegando tarefas importantes que, além de lhes dar sensação de relação estruturada, auxiliam no fluxo de trabalho.

Com isso, um clima de companheirismo no ambiente do trabalho será inevitável, além de descobrir novos talentos dentro da sua empresa, esperando ser descobertos.

Bons colaboradores requerem atenção

Ser um bom ouvinte é de extrema importância, já que quando o colaborador não se sente escutado, ele pode também se desmotivar. Por isso, não espere que os colaboradores procurem o líder, vá até eles. Promova reuniões e dinâmicas, ou eventos em que dentro do ambiente de trabalho seja possível conhecer melhor as pessoas com as quais todos estão lidando.

Feedback faz parte

Como um bom líder, você deve orientar seus colaboradores. Onde podem melhorar, onde estão acertando (elogios também fazem parte) e tudo isso, de forma profissional.

Além de promover a segurança, eles são a motivação que o colaborador necessita. E tudo isso deverá ser feito, em particular, já que tanto elogiar, quando chamar atenção dos funcionários na frente da equipe, poderá causar algum tipo de mal estar.

Valorize seus funcionários

Crie prêmios (em dinheiro, viagem), dê oportunidade aos funcionários que se encontram aí, folgas, enfim, coisas que podem mostrar a eles o quão você está grato pela dedicação e espera que ele continue. Essas atitudes são chaves para o sucesso da sua empresa.

Deixar um comentário