3 grandes estratégias para reter seus clientes no pós-venda

Parece uma batalha árdua realizar uma venda, e essa parece uma das principais preocupações da maioria das empresas. Mas e quando você consegue concluir uma venda? Parte para o próximo cliente como se o último não tivesse a menor importância? Precisamos avisar: Você está fazendo isso muito errado.

O pós-venda deve estar preparado para trabalhar de forma frequente e assídua com o cliente, já que sabemos que muito além de captar clientes, fidelizá-los é a nossa maior vitória. Philip Kotler, professor especializado em economia e um dos pais do marketing já dizia “conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Por isso, confira nossas três principais estratégias para manter seus clientes pós-venda e ganhar o mercado do seu segmento.

  1. Mantenha Contato

Abordar um cliente é como pisar em um terreno delicado, afinal, se o seu cliente se sentir invadido de alguma forma, ele pode cancelar o serviço e acarretar possíveis reclamações e prejuízos para a sua empresa. Por isso, esteja em contato com o cliente regularmente, leve até ele assuntos que são do seu interesse, bonificações, faça com que ele se sinta importante e não apenas só mais uma forma de você ganhar dinheiro.

Isso criará um relacionamento com o cliente. E é isso que você quer. Não ser lembrado apenas como uma marca de produto ou prestador de serviço, você quer ser um parceiro dele.

As redes sociais são uma ótima pedida para interagir com seu cliente de forma mais pessoal e divertida, por isso, abuse da criatividade (mas com bom gosto e bom senso!).

  1. Seja o melhor

O consumidor atual não é o tipo de consumidor que aceita qualquer informação. Ele pesquisa, vive conectado a internet e raramente compra algo sem antes consultar outras pessoas, dessa forma esteja sempre interado sobre seus produtos, sobre as qualidades, formas de uso, além é claro dos principais interesses daquele grupo. Para isso, é importante atualizar e treinar a sua equipe de pós venda, é um atendimento personalizado.

  1. Pra quem você vende?

Um outro ponto importante é entender quem é o seu cliente, o perfil dele, o que ele faz além de comprar ou utilizar o seu produto. Saber quem seu cliente é, cria um atendimento personalizado e mais uma vez, colabora para a criação do relacionamento com o mesmo. Isso também ajuda para que você possa saber para quem ofertar um novo produto, ou alguma promoção e ir assim aprimorando a experiência com o cliente.

Com esses passos, fica claro que vender não é apenas entregar um produto e sim, fazer com que seu cliente não se esqueça do motivo pelo qual escolheu a sua empresa. Estar afiado com aquilo que o seu cliente espera e assim estar sempre desenvolvendo a qualidade do atendimento e da entrega do produto e/ou serviço, sendo diferenciado das outras empresas do seu segmento.

Boas vendas!

Marina Fioravante

Analista de Marketing. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo

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