3 Dicas para parar de procrastinar

Deixar tudo para depois, um vício que pode prejudicar e muito a forma como conduzimos nossas vidas e nossos projetos. “Amanhã eu faço”, “Depois eu leio” “Depois eu ligo” e quando assustamos semanas, meses ou anos se passam sem que nada seja feito. Mas, a pergunta que não quer calar é: Quem garante que o que impede você hoje, não impedirá depois?

Procrastinamos por vários motivos, entre eles:
A sensação de satisfação imediata, é fácil, temos medo ou receio de tentar algo e até acreditamos que futuramente estaremos mais aptos para realizar as tarefas em questão. Mas a verdade é nos autossabotamos o tempo inteiro e tudo parece ser mais um motivo para continuar se prejudicando.

Por isso, trouxemos três dicas para contornar esses problemas:
1. Respira fundo, pensa com calma e dê o primeiro passo

Ordenar os pensamentos, ter consciência dos nossos deveres, refletir sobre a importância da tarefa a ser executada e fazer aquilo sem pensar em outras coisas. Defina uma meta, baixa para que o seu cérebro não preveja tanto esforço para a ação, assim, você completando os micro-objetivos vai se sentir mais motivado para continuar trabalhando

2. Controle suas emoções

Esperar você estar bem para fazer algo, pode não ser a melhor opção, já que isso pode levar a um ciclo vicioso.

De acordo com Fuschia Sirois, professora e psicóloga na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, afirma que se esquivar de uma atividade com a desculpa “do humor” é um jeito de regular externamente as emoções. Sejam elas, medo de falhar, de decepcionar os outros, de perder autoestima, de não se sair perfeitamente, etc. “É apenas uma forma de lidar com emoções com as quais você está mal preparado para lidar”, explica Fuschia.

Por isso tente controlar suas emoções e apenas faça o que precisa ser feito.

3. Trabalhe com etapas do pior para o mais fácil

Sempre tem uma tarefa que nos dá mais medo que é mais difícil de ser concluída, coloque ela no topo da lista e o restante você vai deixando pra depois. Uma outra coisa que pode auxiliar muito, é colocar as suas atividades rotineiras como fazer café, verificar e-mails, responder mensagens de alta prioridade no whatsapp auxiliando que o sentimento de conclusão de tarefas seja satisfatório.

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